Muitos motoristas talvez não se lembrem de tudo que foi visto na auto escola e um desses assuntos que muito possivelmente não são lembrados são todos os tipos de placas existentes. Você se lembra de todos eles? Sabe identificar quando vê algum modelo diferente na rua? Sempre bate aquela curiosidade na hora que vemos e é para isso que escrevemos essa publicação.
Um pouco de história
Desde 1901, tivemos vários tipos de placas no Brasil. De 1901 a 1941 os sistemas de licenciamento e emplacamento eram de competência municipal. Neste período não havia indicação de município e não havia padronização no material, nem nas cores dos caracteres das placas, uma vez que as placas – sempre com fundo preto – eram feitas a mando dos proprietários.
De 1915 a 1941, o sistema passou a indicar se o veículo era particular (quando se usava a letra P) ou de aluguel (com a letra A).
Em 1941, o sistema, ainda totalmente numérico, indo de um a sete caracteres agrupados de dois em dois (nos formatos 1, 12, 1·23, 12·34, 1·23·45, 12·34·56 e 1·23·45·67), passa a ser de competência dos Estados e do Distrito Federal, com placas pertencentes ao proprietário e não ao veículo, como nos sistemas anteriores.
Em 1969, o sistema passa a ser alfanumérico, nos formatos AB0123 para veículos em geral e AB123 para motocicletas, que ficou em vigor até 1990.
De 1990 até 2019
Desconsiderado o fato de que estamos em transição para um sistema de placas do Mercosul, vamos falar das placas que tínhamos até o início desta transição. Vamos começar pela mais famosa delas.
Veículos Particulares
Essa é a placa que todos nós conhecemos. Fundo prata e escritos em preto. É utilizada para carros e motos particulares. Vai ser substituída nos veículos atuais até 2024, quando todos os veículos vão precisar ter as placas do padrão Mercosul.
Colecionadores
As placas na cor cinza sobre fundo preto são destinadas para automóveis de colecionadores. Para usar esta placa o veículo precisa contar com alguns requisitos, como ter mais de trinta anos, estar em excelente estado de conservação e contar com certificado de originalidade.
Autoescolas
Placas com escrito em vermelho e fundo branco/cinza, são destinadas às autoescolas. Isso é importante pois ajuda na identificação do veículo junto com a comunicação visual no veículo para justamente os outros motoristas compreenderem que quem está conduzindo é um aprendiz, o que talvez dê um pouco mais de paciência para “barbeiragens”.
Diplomático-consular
Placas com escrito em branco sobre fundo azul são de uso diplomático-consular. No lugar do nome das Cidades você poderá encontrar siglas, sendo: ADM (Administrativo), CC (Corpo Consular), CD (Corpo Diplomático), CMD (Chefe de Missão Diplomática, exclusiva do Embaixador), OI (Organismo Internacional) e CI (peritos estrangeiros mediante acordo de Cooperação Internacional).
Veículos de Experiência/Teste
Placas com escrito em branco sobre fundo verde são placas para experiências e testes. Os carros que estão em reparo nas concessionárias ou oficinas e que precisam ser testados na rua levam a placa verde. A placa também é usada para os carros das montadoras que ainda estão em fase de testes para ver seu desempenho.
Transporte público/aluguel
Placas com escritos em branco sobre fundo vermelho são indicadas para veículos de transporte público e veículos de aluguel (ônibus, táxis, vans escolares, caminhões que prestam serviços a terceiros, ou seja; frete).
A partir de 2020
Como já citamos, a partir de 2020 os veículos novos serão emplacados com a nova placa do padrão Mercosul. Veja no infográfico abaixo todos os detalhes, ou confira nosso post explicando tudo sobre a nova placa Mercosul clicando aqui.
E aí, está craque agora na identificação de placas? Conhece alguma placa diferente dessas? Comente aqui ou em nossas redes sociais.
Esta publicação usou como referência os sites Wikipedia e G1.
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