Desde janeiro de 2020 a nova placa Mercosul já passou a ser utilizada em todos os estados do Brasil, porém ela é obrigatória apenas em alguns casos. Entenda mais abaixo.
A nova placa só passa a ser obrigatória nas seguintes situações:
- Veículos novos (primeiro emplacamento)
- Veículos transferidos para outro município e/ou estado
- Veículos que mudaram de categoria (particular para comercial, por exemplo)
- Veículos com placas danificadas (inclusive se romper o lacre)
- Veículos com placas furtadas
Além disso, caso queira trocar voluntariamente para o novo formato de placa, você também pode.
O que está diferente na nova placa Mercosul?
Com o objetivo de formar um único banco de dados dos países do Mercosul, o novo modelo de placas traz algumas mudanças significativas se comparada com o antigo modelo cinza.
A principal diferença se dá pela troca do segundo dígito numérico por uma letra, passando então a ser composto por 3 letras, seguidas de um número, outra letra e por último mais 2 números.
Para os veículos que forem trocar de placa a regra é simples, e segue o seguinte padrão: (lembrando que apenas o segundo dígito numérico será substituído por uma letra)
Como um exemplo, podemos citar a placa ABC 1234. Neste caso, o segundo dígito numérico, que é o número 2, seria substituído pela letra C, ficando então como ABC 1C34.
Seguindo essa nova configuração com 4 letras e 3 números, será possível fazer 450 milhões de combinações de placas entre todos os países do Mercosul.
O novo padrão também conta com o emblema do Mercosul no canto superior esquerdo, um QR Code (substituindo o antigo lacre), e no caso das placas brasileiras, a sigla BR no canto inferior esquerdo e a bandeira do Brasil no canto superior direito. Além disso, nesse novo modelo de placa, o nome do país é escrito no centro superior. O tamanho segue o padrão da placa antiga e o fundo agora é branco.
Além disso, também há um esquema de cores para cada categoria. Confira abaixo.
E o preço da nova placa Mercosul?
No início do projeto, a placa Mercosul continha uma bandeira do estado, brasão do município, ondas sinusoidais na parte inferior, e um efeito refletivo com as palavras “Brasil” e “Mercosul” sobre as letras, números e bordas, tudo isso deixava a placa muito mais cara.
Porém, nenhuma dessas características estão mais presentes na placa após algumas atualizações, o que a deixa muito mais simples e barata, apesar de agora ser mais fácil a falsificação, clonagem e venda irregular da nova placa.
Concluindo, o preço varia muito para cada estado, mas é muito próximo do valor da antiga placa cinza, em alguns estados o preço é um pouco maior e em outros é até mais barata que a placa anterior, mas a diferença no geral é pequena.
Por exemplo no estado de São Paulo, o Detran SP adotou os seguintes valores máximos, usados como referência para o consumidor e para o fornecedor:
- Carros, Ônibus e Caminhões (par de placas): R$ 138,24
- Motocicletas (placa avulsa): R$ 114,86
Infográfico
Para uma melhor visualização de todas as características da nova placa Mercosul confira este infográfico.
Você conhece todas as placas já utilizadas no Brasil? Temos um post falando disso e que mostra cada uma delas. Confira aqui.
SOBRE A ROTA DAS OFICINAS
A Rota das Oficinas é uma startup do ramo automotivo, que nasceu em 2016 com o intuito de ajudar motoristas de todo o Brasil a encontrar oficinas de confiança. Quer fazer parte da nossa rede de oficinas de confiança e ter mais visibilidade online?
Estamos com um plano gratuito para as oficinas que queiram aparecer no nosso portal. Para mais informações clique no link abaixo:
https://www.rotadasoficinas.com.br/cadastre-se-gratis-no-rota-das-oficinas
Além disso, ajudamos as oficinas com sua gestão e pós-venda, com um sistema exclusivo para oficinas automotivas.
Também estamos com um plano gratuito do nosso sistema na parte de gerenciamento de O.S., para saber mais clique no link abaixo:
https://www.rotadasoficinas.com.br/sistema-gratis-de-gerenciamento-de-oficina
1 comentário