Dicas para que sua oficina se destaque pela organização e ambiente agradável.
Um cliente quando busca por uma oficina mecânica ou centro automotivo de confiança, sempre vai prezar por levar seu carro em um ambiente limpo e organizado.
A primeira impressão do cliente na sua oficina é essencial, portanto ter uma oficina com profissionais preparados, ótimo atendimento e um local de trabalho bem cuidado é muito importante.
O público das oficinas está cada vez mais exigente hoje em dia, principalmente com o aumento da presença feminina nesse ambiente, o que torna cada detalhe importantíssimo!
Então se liga nessas dicas que preparamos para te ajudar nesse processo e já comece a aplicar agora na sua oficina!
Manutenção da limpeza da oficina
Primeiramente, mantenha sempre limpo os lugares onde o cliente costuma circular com a utilização de produtos de limpeza pesada para a remoção de manchas de óleo e graxa.
Outro ponto importante é evitar o acúmulo de peças usadas e descartes. Sempre deixe separado cada tipo de descarte e faça um rodízio com a sua equipe para que cada dia um fique responsável pela retirada do lixo da oficina.
Separe áreas para diferentes atividades
Algo muito recorrente em uma oficina é não ter áreas delimitadas para cada tipo de serviço. Ou seja, os serviços são realizados em qualquer lugar.
Isso é um problema, pois alguns serviços são mais pesados que outros e portanto acabam gerando mais resíduos e sujeira.
Por isso é muito importante organizar para que sua bancada tenha diferentes setores para cada tipo de serviço, melhorando o desempenho da sua equipe.
Organização dos materiais e ferramentas
Os materiais e ferramentas também devem ser organizados para que estejam perto do seu respectivo setor. Uma dica bem legal é usar etiquetas coloridas para organizar onde cada ferramenta ou material deve estar.
Por exemplo, etiquetas amarelas nas ferramentas do setor 1, etiquetas vermelhas para ferramentas do setor 2, e assim por diante.
Essa separação, além de deixar o ambiente muito organizado, o que chama a atenção do cliente, economiza tempo da sua equipe técnica, pois as ferramentas são facilmente encontradas.
Treinamento dos funcionários
A sua equipe é parte essencial desse processo. É preciso um treinamento para que todos saibam da importância de um ambiente limpo e organizado.
Como dito anteriormente, você pode separar um dia para que cada funcionário fique responsável pela limpeza de algum setor.
Utilize checklists para facilitar o controle de tudo e criar um hábito de organização na sua oficina. Com o tempo, os seus funcionários vão passar a fazer tudo de maneira automática.
Além disso, o atendimento é ponto chave, já que um dos principais pontos de avaliação de um cliente é como ele foi tratado dentro da oficina.
Instrua a sua equipe para que sempre seja atenciosa e paciente em diversas situações que possam surgir. Sabemos que não é simples, mas com o tempo essas ações surtem muito efeito.
Recepção e Sala de Espera
Sua oficina deve sempre ter uma recepção fácil de ser identificada e com alguém responsável por fazer o atendimento ao cliente. Não deixe o seu cliente se sentir perdido e sem a atenção que ele merece.
Uma sala de espera agradável e confortável também é importante, caso o cliente tenha que esperar dentro da sua oficina para que algum serviço seja finalizado.
Banheiro limpo também é fundamental! Esse é um ponto que vai chamar a atenção do seu cliente. Se possível, tenha 2 banheiros, um para homens e outro para mulheres.
Checklist de Entrada e Saída
Se sua oficina não utiliza um checklist de entrada e saída do veículo ainda, comece o quanto antes!
Além de deixar o seu processo muito mais organizado, passando uma visão extremamente profissional ao cliente, o checklist evita possíveis mal entendidos na entrega do veículo.
Algo comum que acontece por exemplo, é o cliente chegar na sua oficina com um risco ou amassado na lataria, que muitas vezes nem ele sabe, e após a realização do serviço, o cliente identificar a avaria e achar que foi feito dentro da sua oficina.
Nem precisamos falar como essa sua situação é chata, não é mesmo? Com a utilização do checklist de entrada um problema como esse é facilmente evitado.
Já o checklist de saída é importante para garantir que tudo que foi solicitado pelo cliente foi realizado e outros detalhes pequenos, porém importantes, como por exemplo, conferir se não ficaram manchas de graxa do carro, o que sem dúvidas deixa seu cliente muito incomodado.
Use a tecnologia a seu favor
Por último e não menos importante, utilize ferramentas digitais para te ajudar! A Rota das Oficinas tem um software especializado em gestão e pós-venda para oficinas.
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