Ticket médio representa o valor médio faturado por ordem de serviço, quanto maior, mais os clientes estão gastando nas ordens de serviço. Conhecer o valor do ticket médio da sua oficina é essencial para entender seus lucros e pensar em estratégias para aumentá-los.
Uma boa gestão inclui conhecer os indicadores de desempenho da sua Oficina. Entre os principais indicadores, está o Ticket Médio, que acompanha a saúde financeira da empresa e ajuda a entender o comportamento financeiro do consumidor.
O que é ticket médio?
É um número que representa a média do valor da compra de cada cliente.
Se o ticket médio da oficina aumenta, o lucro também tende a aumentar, isso significa que cada cliente está gastando mais.
Sendo assim, conhecendo seu ticket médio, você pode estabelecer estratégias e planos para aumentar suas vendas.
Como analisar o ticket médio
A análise deve ser feita com base em um histórico, evite marcar pontuais, pois o objetivo do ticket médio é mostrar os resultados em intervalos. Analisar um período muito curto e tomar seu resultado como verdade pode ser ruim para o financeiro da oficina, uma vez que esse curto período venha a ser muito desproporcional ao restante.
Tendo isso em vista, também evite comparar seu ticket médio com o de empresas de outro nicho, até mesmo outras oficinas.
Afinal, nenhuma empresa é igual, o ticket médio pode variar de acordo com os serviços e produtos oferecidos por cada uma, além do tipo de veículo atendido.
Para realizar a análise, use o próprio histórico de vendas da oficina.
Só assim será possível verificar a real situação do ticket médio e trabalhar em seu crescimento.
Como calcular
Para o cálculo do ticket médio, você precisa conhecer dois outros parâmetros:
O valor total faturado e o número de vendas.
Para isso, defina um período de análise. O ideal é calcular mensalmente, com o objetivo de criar um histórico.
Com esses valores em mãos, divida o faturamento pelo número de vendas.
O resultado será o ticket médio da sua oficina, veja:
FATURAMENTO TOTAL / NÚMERO DE VENDAS= TICKET MÉDIO
Como exemplo, imagine que durante um mês, uma oficina faturou R$100.000 e realizou 75 vendas, a conta será:
100.000/75 = 1.333…
Ou seja, o ticket médio dessa oficina é de R$1.333,33.
Tendo conhecimento desse valor, é possível traçar ações estratégicas para evitar que diminua e, principalmente, focar em aumentá-lo.
Aumentando seu ticket médio
Busque aumentar a lucratividade sem perder a qualidade e a transparência.
Sendo assim, evite oferecer peças e serviços sem necessidade.
Para isso, faça um checklist e, se possível, um diagnóstico no veículo do seu cliente.
Lembrando que começar a cobrar pelo diagnóstico também é uma forma boa de aumentar seu ticket médio.
Com o checklist e o diagnóstico, você conseguirá observar todas as necessidades do veículo do seu cliente e poderá conversar com ele sobre a possibilidade de realizar algum outro serviço.
Mostre e explique a ele sobre a situação da peça ou porque um serviço precisa ser feito.
Se não houver urgência na troca, avise isso ao seu cliente também, aproveite para marcar um retorno.
Prefira abordagens sutis e com foco no cliente:
“Essa peça está desgastada e parece que vai aguentar mais uns 2 meses. Quer retornar no mês que vem para evitar ficar na mão ou até ter que chamar um guincho?”
Assim você mostra que adiar muito pode sair mais caro do que prevenir.
Dessa forma, você demonstra honestidade e preocupação com a segurança do seu cliente.
E claro, tenha uma estratégia de pós-venda organizada para convidar seu cliente para a manutenção quando o prazo chegar.
Revisões periódicas
A revisão periódica também pode aumentar seu ticket médio, afinal, é mais um retorno do cliente.
Seja a cada seis meses ou 10.000 km, lembrar seu cliente mostra profissionalismo e, novamente, preocupação com sua segurança.
Próximo da data de revisão, você pode oferecer um desconto ou brinde por tempo limitado.
Afinal, realizar um serviço com 10% do valor a menos ou com algo simples de brinde é melhor que nada.
Ofereça combos e descontos
Uma boa maneira para aumentar o ticket médio da oficina é oferecer combos promocionais de produtos, ou seja, descontos na compra de um determinado conjunto de serviços/produtos.
Os clientes costumam se interessar por bons descontos e gostam de aproveitá-los.
Isso pode acontecer mesmo que o cliente não tenha um interesse inicial em realizar mais serviços, porém o desconto soa como uma boa oportunidade e a compra acontece.
Aqui estão alguns exemplos de combo que sua Oficina pode oferecer:
Troca de óleo + Filtros
Revisão + Higienização de ar condicionado
Para aumentar seu ticket médio com os descontos, você precisa conhecer as margens de lucro de cada produto e serviço.
Por isso, calcule os combos de forma que o desconto não prejudique seu lucro, mas ainda seja atrativo.
O lucro deve aumentar como consequência do aumento do ticket médio, por isso, faça análises também da margem de lucro – e os gastos – da oficina.
Se sua estratégia para aumentar o ticket médio diminui os lucros da oficina, faça novos cálculos e novos planos.
Tenha mais opções de serviço na sua oficina
Quanto mais serviços você oferecer, maiores são as chances de atrair clientes e fazer com que os fiéis sempre voltem.
Imagine perder um cliente novo porque não oferece o serviço que ele precisa. Triste, né?
Pior ainda é quando aquele cliente fiel tem que ir em outra oficina, tendo até a chance de ficar por lá.
Afinal, quanto mais serviços o cliente puder realizar em um lugar só, mais cômodo fica.
Por isso, invista em treinamentos e mão de obra especializada para seus mecânicos.
Dessa maneira, o retorno desse investimento refletirá num ticket médio muito maior.
Além disso, uma ótima alternativa para não perder o cliente e trazer comodidade para ele, é fazer parcerias com oficinas de confiança que prestam serviços complementares aos seus.
Dessa forma, você não precisa realizar grandes investimentos para oferecer outros serviços e seu cliente continua fidelizado e bem atendido.
Faça agendamento
Com uma rotina corrida, muitas acabam ficando sem tempo para levar seu veículo à oficina.
Essas pessoas podem esperar o sábado ou acabar levando no horário de almoço.
A situação pode ficar muito chata se esse tipo de cliente chegar à oficina e ela estar lotada ou fechada.
Por esse motivo, o agendamento é muito importante, já que o cliente ficará seguro de encontrar a oficina aberta e com espaço separado para seu veículo.
Dessa maneira, seu ticket médio aumentará, pois além de fidelizar esse tipo de cliente, você sempre terá carros na sua oficina e não recusará serviços em dias cheios, já que a maioria terá um horário certo para ir.
Sem dúvidas, quando o cliente não está na “correria” após esperar horas para ser atendido, estará muito mais à vontade para realizar uma revisão mais completa.
Realize o leva e traz
O leva e traz também é muito bom para aquele cliente com uma rotina corrida.
Afinal, se ele não tem tempo para levar o carro à oficina, você está deixando de realizar um serviço para ele.
Para quebrar esse obstáculo, você deve designar um funcionário para buscar o automóvel na casa do cliente.
Dessa forma, você traz comodidade e conforto para o cliente, deixando-o também mais aberto a acatar sugestões de outros serviços, aumentando assim o ticket médio.
Conclusão
Conhecer o ticket médio da sua oficina é fundamental para um bom controle financeiro, a lucratividade também deve ser acompanhada e crescer junto.
Um bom atendimento, honestidade e preocupação com a segurança e conforto do cliente são essenciais para garantir um aumento de ticket médio mantendo a qualidade e trazendo ainda mais satisfação para o cliente.
Gostou? Venha conferir materiais que podem te ajudar ainda mais a aumentar o ticket médio da sua oficina!