Oficinas sustentáveis são engajadas em questões sociais, econômicas e ambientais. É como uma via de mão dupla, você colabora com essas questões e os retornos podem ser incríveis.
Muitas oficinas passaram a se reinventar com o auxílio da tecnologia, trazendo inovações no atendimento e uma forma mais eficiente para realizar a gestão do negócio.
Mas não devemos parar por aí! Ainda tem muita coisa legal que pode ser feita para atualizar o ramo automotivo. Uma delas, com certeza, é pensar no meio ambiente.
Os resíduos gerados pelas empresas podem afetar muito o ecossistema em que vivemos.
No caso das oficinas, esse problema é ainda maior devido a grande quantidade de produtos químicos e resíduos que são descartados, muitas vezes, de maneira inadequada, causando poluição.
A sustentabilidade pode ser boa não só para o meio ambiente, seu bolso também agradecerá.
Uma oficina ecologicamente amigável ganha os olhos do público! Você poderá ser alvo de reportagens e assim atrairá clientes que se preocupam com os resíduos que geram e procuram empresas como a sua.
O que é uma Oficina sustentável?
Uma oficina sustentável é aquela que se preocupa com as questões ecológicas, econômicas e sociais.
Além disso, a oficina sustentável prioriza a saúde e a segurança dos trabalhadores e clientes.
Com isso, cria ambientes internos e processos saudáveis e seguros, evitando a contaminação da natureza e realizando seus serviços com maior eficiência.
Dessa forma, focamos em diminuir o máximo possível os desperdícios e o impacto ambiental.
Toda oficina deve ter, no mínimo, um responsável operacional que atenda aos requisitos de capacitação da ABNT para serviços automotivos.
Oficinas sustentáveis buscam construir uma boa relação com a vizinhança, evitando causar incômodos desnecessários.
Nesse sentido, buscam reduzir os ruídos que causam impactos sonoros no entorno.
Muitos assumem a postura sustentável após perceber que ela ajuda a reduzir os gastos, mas isso não diminui a importância de colaborar com o meio ambiente.
Com o que devo me preocupar?
Fique sempre atento ao que cada tipo de resíduo gerado pela oficina pode causar.
Os efluentes líquidos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos.
Dessa forma, o solo contaminado fica infértil e a água imprópria para consumo.
Observe se sua oficina está emitindo gases prejudiciais à saúde de seus funcionários e à camada atmosférica.
A fumaça emitida pela queima de combustível de alguns aparelhos pode ser tóxica.
Por exemplo, a gasolina, o querosene e alguns solventes podem gerar vapores e micropartículas que, se inalados, podem causar a inflamação das vias respiratórias. O risco de infecções e desenvolvimento de doenças respiratórias também aumenta.
Além disso, há o monóxido de carbono, encontrado na fumaça que sai do escapamento. Na presença da fumaça, o oxigênio do ar é substituído pelo monóxido de carbono.
O trabalhador pode acabar inalando esses gases e sofrer asfixia.
Os resíduos sólidos poluem o solo e podem chegar aos rios, gerando a poluição da água.
Além disso, o consumo de recursos naturais como a água acaba colaborando com a sua escassez, portanto é fundamental praticar o consumo consciente.
Como tornar minha Oficina sustentável?
Muitas ações, em pequeno, médio e grande porte, podem ser tomadas para dar início à sustentabilidade dentro da oficina.
Vamos conhecê-las a seguir
Aproveite a luz do dia
Telhas translúcidas são uma ótima alternativa para quem quer ajudar o meio ambiente e, de quebra, economizar energia.
Dessa forma, as luzes só precisam ficar acesas em ambientes fechados ou em dias escuros.
Descarte resíduos corretamente
Como já falamos anteriormente, uma oficina pode gerar muitos resíduos.
Por isso, descartá-los adequadamente é muito importante.
A norma ABNT NBR 10001:2004 classifica os resíduos em três categorias, da seguinte forma: perigosos, não perigosos e não inertes, e não perigosos e inertes.
Por isso, é importante separá-los por tipo e tratamento adequado.
Essa separação deve dividir os resíduos pelo menos em orgânicos e úmidos, secos, óleos e materiais contaminados sujos com óleo.
Começando pelos resíduos sólidos, como plásticos, papelão, metais, borrachas e vidros.
Procure fazer a coleta seletiva deles, você pode levá-los a um centro de reciclagem ou até vendê-los para uma cooperativa de reciclagem e conseguir um extra.
Os resíduos líquidos, como já vimos, possuem um grande potencial de contaminação.
Logo, sem a finalização adequada, irão contaminar a água e o solo.
Por isso, busque descartá-los corretamente. Conforme a legislação, você deve levar o óleo e a embalagem para empresas especializadas nessa coleta.
No caso de resíduos líquidos que caem no chão, procure impermeabilizar o piso da Oficina, para que assim, não contaminem o solo.
Para coletar o óleo do piso ou das pias, instale uma caixa separadora de água e óleo.
O óleo proveniente desta caixa separadora e da troca de óleo devem ser armazenados em um tanque especial para descarte adequado.
Colete água da chuva
Sabemos que as oficinas utilizam bastante água para a lavagem de peças, veículos e até da própria oficina.
Por conta disso, uma oficina sustentável busca coletar o máximo possível de água de chuva para realizar as ações que não necessitam de água potável, como lavar peças, lavar a oficina e até entregar o veículo do cliente limpinho sem se preocupar com a conta de água.
Outro ponto importante é armazenar essa água corretamente em recipientes tampados, isso evita a proliferação do mosquito da dengue.
Energia solar
Os painéis solares são um ótimo investimento a longo prazo para quem quer economizar e ajudar o meio ambiente.
Com o aumento do custo da energia elétrica, a energia solar vem ganhando seu espaço no coração – e no bolso – das pessoas.
Mas essa não é a única vantagem de um painel solar. A produção de energia limpa e sustentável faz muito bem ao meio ambiente.
Além disso, ao pensarmos nesse tipo de produção de energia, também podemos pensar nos carros elétricos, que serão ainda mais sustentáveis quando carregados com energia solar.
Com o avanço dos carros elétricos, ainda conseguiremos diminuir a emissão de CO2 e outros gases poluentes nocivos à camada atmosférica, que são gerados pela queima de combustíveis.
Aproveite para se modernizar, seja a oficina pioneira com painel solar na sua cidade, a publicidade será uma consequência.
Redução de Ruídos
Os ruídos, além de incomodar a vizinhança, podem fazer mal aos colaboradores.
De acordo com a legislação, o limite máximo de barulho permitido é de 85 decibéis, caso algum trabalhador seja exposto a um ruído maior que isso, o gestor pode ser multado se não resolver o problema.
Apesar do limite ser 85 decibéis, pesquisas apontam que ruídos acima de 65 decibéis já atrapalham a concentração e capacidade de aprendizado, não só dos funcionários, quem mora aos arredores também pode ser afetado.
Por isso, sempre que possível, opte por aparelhos silenciosos. Você também pode investir em estruturas que abafam o som.
E claro, não deixe de proteger seus colaboradores fornecendo todos os equipamentos de proteção individual necessários para a execução do serviço com total segurança.
Capacitação de funcionários
Não adianta ter toda a estrutura montada e preparada para ser uma oficina sustentável se os colaboradores não estiverem conscientes da causa.
Em vista disso, busque educar e capacitar seus funcionários para que eles trabalhem em conjunto com a sua missão.
Colaboradores atualizados a respeito da sustentabilidade vão começar a praticá-la com você.
Além disso, se todos praticarem a sustentabilidade, os clientes começarão a reparar. Dessa forma, você demonstra responsabilidade ecológica e, consequentemente, acaba subindo no conceito da sua comunidade.
Certificações e Selos
Após se esforçar bastante para se tornar uma oficina sustentável, é provável que você queira ser reconhecido por isso.
A certificação mais popular para o meio ambiente é a ISO 14001, que apresenta requisitos legais para avaliar sistemas de gestão ambiental.
Estar de acordo com os parâmetros da ISO 14001 significa que você respeita as inúmeras regulamentações de preocupação ambiental.
Outras opções possíveis são o Selo Verde do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) e o OHSA 18001, que é uma certificação específica para saúde e segurança dos trabalhadores.
Publicar esses selos nas redes sociais e exibi-los na recepção vai agregar muito no reconhecimento da sua oficina.
Conclusão
Fazer da sua oficina uma oficina sustentável pode demorar e requer esforço, mas todo esse trabalho será muito recompensador.
Com o passar do tempo, a sustentabilidade se tornará rotineira na sua oficina, daí em diante é só aproveitar todo retorno que ela proporciona à sua empresa, e de quebra, ao meio ambiente.