O Instagram com certeza é uma das principais ferramentas para divulgação e engajamento com o cliente, ainda mais nos tempos atuais onde a presença online é cada vez mais importante.
Muitas empresas já possuem perfis incríveis, com diversos seguidores e posts constantes, e acabam se tornando referência naquela área em que atuam.
Mas como ter uma página nesse nível? Realmente não é simples, mas há diversas maneiras de você evoluir a sua página utilizando algumas dicas simples e diversos recursos que o Instagram te proporciona.
Neste post em específico vamos focar no ramo de reparação automotiva que é nossa especialidade.
Então se você tem uma oficina, se liga nas dicas que preparamos para que você utilize todos os recursos disponíveis do Instagram (que não são poucos!).
Vamos apresentar as dicas em tópicos, dessa forma fica fácil de você lembrar tudo que vamos mostrar para você aqui. 😉
1. Use o logo da sua oficina
Usar o logo da sua oficina como foto do perfil é muito importante! Muitas oficinas optam por utilizar fotos da fachada ou até mesmo do proprietário.
Porém exibir o logo para os seus clientes passa uma visão muito mais profissional. Claro que não é regra, a sua oficina pode ter um fachada sensacional, e em alguns casos pode sim ser interessante colocar uma foto bem posicionada da sua fachada.
Mas a dica que deixamos aqui é: de preferência use o logo!
2. Nome e descrição da bio
Assim como a foto de perfil do seu Instagram profissional deve ser o logo da sua oficina, é recomendado também que o nome do seu perfil seja o Nome Fantasia da sua oficina, ou como você deseja que ela seja reconhecida pelos clientes.
Outra parte muito importante de qualquer página do Instagram é o conteúdo da descrição do seu perfil. É interessante colocar informações que seus clientes normalmente procuram ou queiram saber ao acessar seu perfil.
Portanto, aqui vai algumas informações que não podem faltar na sua página:
- Principais serviços;
- Endereço completo (inclua a cidade e estado);
- Telefone e WhatsApp;
- Link do site, Facebook, Youtube ou WhatsApp (o Instagram aceita apenas 1 link na descrição, na próxima dica temos uma solução para inserir mais links).
Você pode também incluir alguma frase chamativa, ou algo que ache importante que seus clientes saibam, não tenha medo de ser criativo.
3. Use o Linktree
Sua oficina tem site, Facebook, Youtube, blog, e não cabe tudo na descrição do seu perfil? O linktree resolve o seu problema.
Através de um único link que você disponibiliza na sua descrição, é possível compartilhar vários links para os seus clientes.
Como um exemplo, você pode ver o linktree disponível na descrição da nossa página, e abaixo o que o usuário tem acesso ao clicar nesse link.
Saiba mais sobre o linktree no link: https://linktr.ee/
4. Destaques
A seção de destaques é uma forma muito legal de você salvar alguns stories que sejam interessantes para os seus clientes.
Com essa funcionalidade é possível mostrar os serviços que você realiza na oficina, com fotos ou até pequenos vídeos.
Tem uma promoção que queira divulgar? Separe um destaque só para as promoções que estiverem ativas. Esse pode ser um chamativo importante para seus clientes.
Você também pode fazer vídeos falando diretamente com o seu cliente, reafirmando o seu compromisso com o atendimento e serviço de qualidade.
Outra ideia muito bacana de colocar como destaque são depoimentos de clientes, que trazem transparência e muito valor para o seu perfil.
Além disso, deixe um destaque fixo com o horário de atendimento e localização da oficina.
5. Seguidores
Agora como conseguir seguidores? Há diversas formas de crescer em seguidores, vamos citar algumas estratégias para você já começar a usar.
- Quando um cliente for na sua oficina, peça o seu instagram e comece a segui-lo. Provavelmente, ele te seguirá de volta e passará a ver suas postagens constantemente, isso gera engajamento!
- Curta e comente os posts dos seus seguidores. Os amigos deles podem ver sua marca pelos comentários e passar a te seguir.
- Seja ativo no stories. Com isso seu perfil vai ganhando maior relevância.
- Busque contato com influenciadores do segmento automotivo. Assim, eles podem divulgar sua oficina e fazer com que o seu número de seguidores cresça consideravelmente.
- Faça postagens interativas, ou seja, faça perguntas, desafios e enquetes para os seus seguidores. Continue lendo este artigo que vamos dar dicas de postagens para você. 😀
6. Stories
Seja ativo no stories! Com essa ferramenta você consegue postar imagens e vídeos curtos que ficam no ar durante 24 horas, e é uma forma perfeita de você falar com o seu cliente de maneira informal.
Faça vídeos curtos mostrando como é o trabalho da oficina, mostre feedbacks de clientes fiéis e faça perguntas aos seus seguidores. Isso gera uma aproximação muito legal entre você e seus clientes.
7. Direct
O Direct do Instagram é onde os usuários trocam mensagens uns com os outros, ou seja, é uma forma de você conversar com o seu cliente de uma forma mais direta.
Se for possível, sempre que alguém te seguir, envie uma mensagem agradecendo por seguir o seu perfil e convide o novo seguidor para conhecer a sua oficina.
Também é importante sempre responder as perguntas que surgirem por lá. Pode ser que alguém esteja querendo fazer algum orçamento ou queira conhecer mais sobre sua oficina.
8. O que postar?
Agora uma das perguntas mais importantes: o que devo postar? A criatividade é muito importante neste momento e existem diversas estratégias que você pode utilizar. Abaixo vamos listar os posts que analisamos ter mais engajamento para o setor de reparação automotiva.
- Mostre os principais serviços que a sua oficina realiza (troca de óleo, revisão, alinhamento e balanceamento, suspensão, funilaria, etc).
- Faça postagens sobre dias comemorativos (dia das mães, Natal, ano novo, dia do automóvel, dia do fusca, dia do mecânico, etc).
- Divulgue algumas promoções para os seus seguidores, mostre o valor e informe também sobre as condições de pagamento.
- Posts informativos: explique para os seus seguidores quando eles devem realizar uma troca de óleo, fale sobre a importância de alinhar e balancear o carro e informe também a importância da manutenção preventiva.
- Interaja com os seus seguidores! Crie postagens perguntando para os seus clientes qual carro ou marca eles preferem, pergunte se estão com a revisão em dia (e aproveite para chamá-los para sua oficina).
Existem algumas ferramentas de criação de posts gratuitas como o canva que são bem fáceis de serem utilizadas e contam com vários modelos prontos para você usufruir e deixar as suas postagens mais profissionais.
Essas são apenas algumas ideias que identificamos que funcionam bem. Há muitas outras formas de você se comunicar com os seus seguidores, como falamos anteriormente, o importante aqui é usar a sua criatividade!
9. Estatísticas
Antes de mais nada, é muito importante que a conta do Instagram da sua oficina seja uma conta Profissional, e não pessoal. Para isso, basta entrar em Configurações -> Conta -> Mudar para conta profissional.
Em uma conta profissional é possível analisar as estatísticas e ver algumas informações adicionais sobre os seus posts e stories. Para isso é só clicar nas três barrinhas que fica no canto superior direito da tela do seu perfil no Instagram e depois selecionar “Informações”.
Em Conteúdo você consegue ter uma visão geral das publicações que fez durante o período selecionado, ver as mais curtidas, as que tiveram maior alcance e maior envolvimento. Assim é possível identificar quais estratégias funcionam mais com o seu público.
Na aba Atividade aparece as estatísticas referentes às interações da sua página, visitas ao perfil e contas alcançadas.
Por último, em Público é exibido o seu número exato de seguidores, assim como quantas pessoas passaram e deixaram de seguir o seu perfil ao longo do tempo. Também tem outras informações bem interessantes de acompanhar como a localização, faixa etária e gênero dos seus seguidores.
Faça parte da rede de parceiros da Rota das Oficinas
A Rota das Oficinas tem parceria com as melhores oficinas de todo o Brasil. Você considera sua oficina referência em qualidade e atendimento? Então faça parte da nossa rede de parceiros!
Para isso é só enviar o seu contato pelo link abaixo e entraremos em contato para conhecer mais sobre o trabalho da sua oficina.
https://www.rotadasoficinas.com.br/cadastre-se-gratis-no-rota-das-oficinas
Caso queira conhecer mais sobre a Rota das Oficinas, visite o nosso perfil no Instagram clicando aqui.