Atualmente, é quase impossível manter uma empresa que não está presente nas mídias digitais. São várias pessoas oferecendo produtos e serviços, ganha quem se destaca mais da melhor forma. Sabemos que um bom serviço e um bom atendimento são fundamentais, entretanto, só isso não aumenta sua visibilidade. O marketing digital é essencial para garantir esse aumento.
O que é Marketing?
O Marketing é definido como uma estratégia de otimização de lucros através da adequação da empresa às necessidades e preferências dos consumidores.
Ou seja, você pode adequar e divulgar seus produtos e serviços de uma maneira mais atrativa para seu perfil de clientes.
Para saber como e o que adequar, você pode recorrer a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias e pós-venda.
Por que investir no Marketing da oficina?
O marketing é extremamente relevante em qualquer ramo e pode contribuir de forma significativa para o aumento do lucro e do ticket médio.
Quem não é visto, não é lembrado
Se uma oficina faz serviços de qualidade, tem um bom preço além de ótimo atendimento, ela tem tudo para atrair mais clientes. No entanto, se ninguém souber que ela existe, isso provavelmente não acontecerá. É por isso que o investimento em marketing é tão importante.
Dessa maneira, você mostra sua marca no mercado, vira referência no segmento em que atua e consequentemente atrai e fideliza consumidores.
Como resultado, o faturamento da oficina aumentará muito e você poderá trazer ainda mais inovações para crescer e expandir.
O que é uma estratégia de marketing para oficinas
Ao contrário do que muitos pensam, marketing não é só propaganda. Uma estratégia completa precisa de:
- Interação e bom relacionamento com os clientes;
- Conhecimento do perfil do cliente e de temáticas que o atraem;
- Provas sociais (depoimentos de clientes satisfeitos);
- Boas práticas no procedimento de vendas e atração de clientes;
- Eventos;
- Promoções;
- Atendimento personalizado;
- Identidade visual;
- Um pós-venda padronizado e bem feito.
E, é claro, a Rota das Oficinas vai te ajudar a aplicar todas essas necessidades no dia-a-dia da sua oficina e se destacar no mercado!
Como montar a estratégia de marketing da sua oficina
Agora, você já sabe a importância do marketing e provavelmente já percebeu que não é tão simples quanto parece.
Nós vamos simplificar para você, mas antes gostaríamos de ressaltar que não há uma receita única, você deve adaptar os conhecimentos adquiridos aqui para o perfil da sua empresa, seja ela um centro automotivo, uma funilaria, retífica de motores ou auto elétrica.
Conheça seu público-alvo
O foco do marketing é sempre o cliente, afinal, é ele que queremos atrair com nossas campanhas.
Sendo assim, comece pensando em que tipo de pessoa você quer alcançar.
Questione-se: O que minha oficina oferece? Quem são meus clientes? O que eles buscam na sua oficina? O que eu posso fazer para atraí-los?
Você pode observar também:
- A idade dos seus clientes;
- Marcas de peças mais buscadas pelos clientes;
- Você atende mais homens ou mulheres na sua oficina?
- Que tipo de carro sua oficina mais atende? Novos? Importados? Populares com mais de 10 anos?
- Qual serviço é seu carro chefe?
- Quais são as dores dos seus clientes?
Fique atento, estas informações podem te ajudar muito a direcionar suas ações de marketing para as pessoas certas.
E lembre-se, para conhecer o perfil do cliente atendido na sua oficina é fundamental realizar um bom cadastro de clientes no seu sistema.
Assim, você poderá analisar quem realmente está buscando pelos seus serviços e traçar estratégias focadas nesse perfil de cliente.
Além disso, o cadastro de clientes bem feito te permite manter um relacionamento mais próximo com seus clientes.
Olho na concorrência, mas não tanto
É legal observar o que seus concorrentes estão fazendo e que informações eles podem te oferecer.
Procure observar se eles oferecem algum diferencial para os clientes e qual é, você também pode pensar em como aplicar ou adaptar esse diferencial na sua oficina. Veja se há um padrão de preços entre vocês ou alguma disparidade. Preste atenção se há algo importante que eles estão deixando de fazer e faça você na sua oficina.
Logo, o objetivo de observar seus concorrentes não é copiá-los, é enxergar novas possibilidades!
Planeje suas ações de marketing
Agora, você já tem conhecimento do que seu cliente busca e de como superar a concorrência. Chegou a hora de planejar!
Primeiro, pense em um plano para atrair novos clientes, aqui vão algumas dicas:
Poste dicas
Postar dicas nas redes sociais mostrará autoridade no assunto.
Você pode ensinar ao cliente quando levar o carro na oficina, ressaltar a importância da revisão periódica ou até mostrá-lo como preservar seus pneus novos.
Publique os depoimentos dos seus clientes
Os depoimentos são uma ótima prova social para demonstrar a qualidade do seu serviço.
A pesquisa de satisfação do pós-venda da Rota das Oficinas é uma ótima maneira de conseguir esses depoimentos. Nossa equipe, além de coletar as respostas, também te envia as melhores e faz algumas artes para você postar nas suas redes sociais.
Use o Google meu negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita para você aparecer nas pesquisas da internet.
Seu perfil no Google Meu Negócio ajuda a gerar interações de clientes locais na Pesquisa Google e no Maps, ou seja, você aparecerá quando alguém da sua cidade estiver procurando por oficinas próximas.
Desse jeito, você pode incentivar seus clientes fidelizados a avaliarem sua oficina no Google! Estar bem avaliado é fundamental para atrair novos clientes, trazendo muita credibilidade para o seu negócio.
Use o Whatsapp Business
O WhatsApp Business é gratuito e foi desenvolvido para atender às necessidades das empresas.
Por lá, você pode criar um catálogo de produtos e serviços e usar ferramentas especiais para automatizar, organizar e responder a mensagens rapidamente.
Além disso, você pode também compartilhar promoções e dicas nos status, engajando seu cliente e aumentando sua visibilidade.
Esteja no Portal Rota das Oficinas
O portal da Rota das Oficinas é gratuito e é o maior portal de oficinas do Brasil, já são mais de 5.000 oficinas cadastradas pelo país todo, recebendo vários acessos diariamente.
Lá, você vai receber orçamentos online, mostrar quais são seus serviços prestados, colocar o endereço completo, além do telefone e WhatsApp para os clientes te chamarem, horário de funcionamento, fotos da infraestrutura da sua oficina e também a história dela.
Faça parcerias
Atualmente, as parcerias são essenciais para alavancar o seu negócio.
Sabe quando duas empresas de serviços complementares se juntam? Já passamos bastante por isso, os casos mais conhecidos são de empresas de internet que se juntam com empresas de serviços telefônicos, televisão e redes de streaming.
Seguindo essa mesma linha de raciocínio, faça parcerias com oficinas que oferecem serviços diferentes e complementares aos seus.
Dessa forma, vocês dois crescerão juntos e um poderá passar serviços para o outro.
Estabeleça uma relação de parceria também com outras empresas que atuam no segmento automotivo. Parceria é uma via de mão dupla que leva seu negócio para outro patamar!
Faça promoções por tempo limitado
Descontos e brindes sempre chamam a atenção do público, nós demos algumas dicas de brindes atrativos e super em conta para dar aos clientes no nosso post de ticket médio.
Vale lembrar, que promoções são muito mais efetivas quando são direcionadas para seus clientes que estão no momento de fazer uma revisão, pois eles já precisam realizar um serviço e conhecem a qualidade do seu trabalho.
Invista em tráfego pago
O tráfego pago é uma maneira de entregar mais as suas publicações, ou seja, mais pessoas vão vê-las.
Nele, você paga uma quantidade em dinheiro por dia e seleciona o tipo de público que quer alcançar.
Desse jeito, mais pessoas vão conhecer sua oficina e poderão chegar até ela.
Use o Instagram
Atualmente, o Instagram é muito usado para divulgação de lojas e produtos, isso se dá pela plataforma ser altamente visual e fácil.
Sendo assim, você não vai encher o seu perfil de fotos ruins e textos longos, né?
Vamos te ensinar algumas estratégias para um bom instagram
Faça contato com seus clientes
Sabemos da correria das oficinas, mas sempre que possível, é legal dar uma atenção para os clientes no instagram.
Então, já sabe! Responda as mensagens, curta e responda também os comentários, tire dúvidas e mostre atenção.
Tenha identidade visual
Sabe quando você bate o olho numa logo ou até mesmo nas cores da marca e já lembra dela? Isso é identidade visual.
Para construir a sua, primeiro pense no seu logo. Quais cores combinam mais com o seu segmento? Você pode até analisar a possibilidade de fazer um logo com as cores da fachada.
Então, faça a melhor combinação de cores!
Uma boa paleta de cores é limpa e flexível, fornecendo à marca opções para ser criativa sem sobrecarregar.
Uma dica legal é usar as cores do logo como algo que sempre estará presente (recomendamos até 3 cores no logo), e uma cartela de até 5 cores que aparecerão conforme as necessidades.
Fora isso, para seu Instagram não depender só de artes, você também deve estabelecer alguns padrões para fotos.
Sendo assim, defina seu estilo fotográfico. Mantenha um ângulo para fotos dos produtos, outro para fotos dos veículos no pátio etc.
Humanize
O Instagram da oficina não precisa ser uma vitrine de produtos, preços e carros arrumados.
Mostre um pouco da rotina da oficina nos stories, seus funcionários trabalhando com todo o cuidado nos veículos ou uma foto da equipe
Seja frequente nos stories do instagram da sua oficina.
Dessa maneira, seus clientes vão se identificar com você e começar a te acompanhar. Você será lembrado, e quando seus seguidores precisarem de uma oficina… já sabe para onde eles vão, né?
Monitore seus resultados
O que deu certo? O que deu errado? Como melhorar isso?
Ninguém acerta tudo de primeira, só é possível alcançar bons resultados com monitoramento.
Afinal, é preciso saber o que está dando certo e o que não está no seu marketing para oficina mecânica.
Dessa forma, sua empresa não terá que gastar tempo e dinheiro com ações que não estão dando retorno. Além disso, esses recursos podem ser direcionados para estratégias melhores.
Fora isso, uma ação crucial para saber o que está dando certo é perguntar para os novos clientes onde conheceu sua oficina.
Realize o pós-venda
Outra dica muito importante no contato com os clientes é o pós-venda. Ele mostrará que você se preocupa com os seus clientes e em fazer o melhor para eles, o que ajuda muito na fidelização e na divulgação boca-a-boca.
Além disso, seja proativo nas revisões preventivas! Lembre-se que trazer de volta um cliente antigo é 7 vezes mais barato que trazer um novo cliente.
Conclusão
O marketing traz grandes benefícios para sua oficina. E dependendo da sua estratégia, você não vai precisar investir tanto dinheiro, basta seguir nossas dicas e, claro, sempre cuidar bem do seu cliente.
O mais importante é ser constante para ser visto e lembrado todos os dias.
Gostou? Então venha conferir nossos materiais e outras postagens recheadas de dicas!