Estamos enfrentando momentos difíceis e com essa pandemia do coronavírus a rotina das empresas do setor automotivo mudou bastante.
Para oficinas mecânicas, centros automotivos, auto elétricas, auto peças e funilarias é necessário ter um cuidado especial com os carros, seguindo os padrões de higiene recomendados, trabalhando com leva e traz, agendamento, entre outros cuidados.
É por isso que o Rota das Oficinas vem trazer algumas dicas e te ajudar a entender quais cuidados você deve ter ao atender um cliente e realizar um serviço, trazendo assim segurança e transparência para que ele fique tranquilo ao levar o carro na sua oficina.
CONFIRA OS 18 PASSOS ABAIXO
Após uma pesquisa com várias oficinas que trabalham em parceria com o Rota das Oficinas, reunimos 18 passos de boas práticas que a oficina deve seguir durante este período do COVID-19, confira abaixo:
- Deixe claro a proposta de Leva e Traz para que os seus clientes não precisem sair de casa e reforce que sua equipe está tomando todos os cuidados de higiene necessários. Dessa forma, seus clientes se sentirão mais seguros para contratar seus serviços nessa fase de quarentena.
- Trabalhe com agendamento para evitar o acúmulo de pessoas dentro do local.
- Posicione as cadeiras dos clientes afastadas dos vendedores, respeitando a distância de pelo menos 2 metros.
- Mantenha a sala de espera com as portas totalmente abertas e ar-condicionado ligado apenas na ventilação. E posicione as cadeiras seguindo o padrão citado no passo 3.
- Limpe as cadeiras, mesas e maçanetas do seu estabelecimento constantemente com uma mistura de água e sabão neutro.
- Disponibilize máscaras e certifique-se de que todos da sua equipe estejam sempre utilizando durante a realização de um serviço ou atendimento ao cliente.
- Quando o serviço é autorizado, instrua o seu mecânico para que limpe com uma mistura de água e sabão neutro todas as partes do veículo que entraram em contato com as mãos do condutor: volante, maçanetas, câmbio, freio de mão, cinto de segurança, sinalizadores de seta e limpa-parabrisas.
- Cubra o banco do motorista com uma capa plástica descartável. Para o volante, freio de mão e câmbio use filme PVC. E a partir desse ponto, apenas o mecânico poderá tocar no veículo.
- Caso o cliente tenha optado por Leva e Traz, instrua o funcionário para que já realize todos os procedimentos de higiene na hora de buscar o veículo. Dirija o veículo sempre que possível com as janelas abertas.
- Antes de realizar qualquer serviço no veículo, faça um check-up. Caso haja a necessidade de realizar algum reparo extra, notifique seu cliente, explicando com detalhes o motivo do reparo adicional e aguarde sua aprovação do novo orçamento.
- Envie fotos para o cliente das peças que trocou, assim como das peças novas que foram aplicadas no carro, transparência é muito importante, principalmente em um momento como esse.
- Evite o compartilhamento de ferramentas e itens pessoais dentro da oficina.
- Reforce a importância de fazer a higienização do ar condicionado do veículo com o seu cliente.
- Após concluído o serviço, o mecânico deve retirar todas as proteções plásticas, lavando as mãos e repetindo o processo de limpeza do veículo com a mistura de água e sabão neutro.
- Ao finalizar a Ordem de Serviço, evite imprimir papéis para o cliente, optando por envios de notas fiscais e O.S. por e-mail.
- Antes de entregar a chave para o cliente, também faça sua higienização com a mistura de água e sabão neutro.
- Caso o serviço tenha sido feito por meio de Leva e Traz, entregue o veículo na casa do cliente e receba ao entregar o veículo, evitando contato com o cliente. É indicado que você receba o pagamento por meio de transferência bancária.
- Ao receber e encerrar, instrua sua equipe que fez o serviço a higienizar as mãos com sabão ou álcool em gel 70%.
Seguindo esses passos sua oficina tem tudo para atender com excelência seus clientes durante essa crise do coronavírus, e podendo até ganhar clientes no longo prazo.
Não há quem não gosta de um ótimo atendimento e atenção, demonstrando essa preocupação com todas as recomendações de higiene, sua oficina com certeza vai passar uma imagem ótima para todos, fidelizando ainda mais seus clientes.
SOBRE A ROTA DAS OFICINAS
A Rota das Oficinas é uma startup do ramo automotivo, que nasceu em 2016 com o intuito de ajudar motoristas de todo o Brasil a encontrar oficinas de confiança, quer fazer parte da nossa rede de oficinas de confiança e ter mais visibilidade online?
Estamos com um plano gratuito para as oficinas que queiram aparecer no nosso portal. Para mais informações clique no link abaixo:
https://www.rotadasoficinas.com.br/cadastre-se-gratis-no-rota-das-oficinas
Além disso, ajudamos as oficinas com sua gestão e pós-venda, com um sistema exclusivo para oficinas automotivas.
Também estamos com um plano gratuito do nosso sistema na parte de gerenciamento de O.S., para saber mais clique no link abaixo:
https://www.rotadasoficinas.com.br/sistema-gratis-de-gerenciamento-de-oficina
Esperamos que o conteúdo tenha sido de grande ajuda para você, reparador automotivo. Vamos juntos vencer essa crise e seguir ainda mais fortes! Conte conosco 😉
1 comentário