A sua Oficina já atende por WhatsApp?
O atendimento por WhatsApp se tornou uma necessidade nos dias de hoje, ainda mais no momento que estamos vivendo atualmente, onde o contato físico deve ser evitado ao máximo.
Tendo isso em vista, buscamos trazer 8 razões para demonstrar o porquê sua Oficina deve utilizar o WhatsApp para atender seus clientes e a melhor forma de utilizá-lo.
Confira as nossas dicas e saia na frente!
WHATSAPP BUSINESS
Primeiramente se sua Oficina não tem um WhatsApp Business, faça agora mesmo! Além de dar uma cara super profissional para o seu negócio, você terá uma conta comercial da sua Oficina com acesso a vários benefícios gratuitos do aplicativo, que entre os principais se destacam:
- Informações da sua Oficina (Logo, endereço, horário de funcionamento, e-mail, etc)
- Localização da sua Oficina integrada com o Google Maps
- Catálogo de produtos
- Mensagem automática de saudação
- Mensagem automática de ausência
- Respostas rápidas
- Etiquetas para organização de conversas
- Estatísticas das mensagens
Muito importante divulgar o número de WhatsApp da sua Oficina na internet, no cartão de visitas e na fachada se for possível, muitas pessoas acabam procurando acesso rápido e fácil para se comunicar sem ter que fazer uma ligação.
Você também pode divulgar seu WhatsApp e informações da sua Oficina no portal do Rota das Oficinas gratuitamente, para isso clique aqui.
ATENDIMENTO
O atendimento por WhatsApp é muito prático e ainda te oferece diversas maneiras de você se comunicar com o seu cliente, seja via mensagem ou áudio. E além disso, a comunicação pode ser feita com diversos clientes ao mesmo tempo.
Como dito anteriormente, utilize as mensagens automáticas de saudação e ausência para deixar o seu cliente informado e avisá-lo caso não esteja atendendo naquele momento, porém sempre deixando claro que entrará em contato em breve.
Fique atento ao tempo de resposta das mensagens do seu cliente, nunca deixe ele esperando por muito tempo, com respostas rápidas você passa uma imagem muito positiva para o seu cliente e isso pode ser determinante para ele realizar o serviço na sua Oficina.
Importante que tenha sempre alguém responsável pelo WhatsApp da Oficina durante o horário comercial, dando assim toda a atenção que seu cliente merece!
ORÇAMENTOS
Ao invés de passar orçamentos por ligação, faça pelo WhatsApp, tornando assim a comunicação mais clara e objetiva. Dessa forma, sua Oficina passa transparência e segurança para o seu cliente.
AGENDAMENTO
Quando o cliente precisar levar o carro na Oficina, já realize o agendamento pelo próprio WhatsApp, facilitando a sua organização, pois ficará tudo registrado na conversa.
CADASTRO DE CLIENTES
Faça o cadastro do seu cliente pelo WhatsApp ao invés de presencialmente. Seu cliente se sentirá muito mais à vontade e o processo é bem mais rápido. Depois é só copiar essas informações e registrar no seu sistema.
Se o cliente fizer o agendamento pelo WhatsApp, já peça os seus dados nesse momento, e caso o cliente deixe o carro na oficina sem ter feito agendamento prévio, peça que o cliente envie os dados pelo WhatsApp. Assim já terá o contato do cliente para uma comunicação mais fácil.
ACOMPANHAMENTO
Muitos clientes reclamam da falta de acompanhamento da Oficina durante a realização do serviço, não deixando claro o que foi feito e as peças trocadas.
Em algumas situações durante o serviço, aparecem manutenções que não estavam previstas, e pelo WhatsApp você pode notificar o cliente com fotos e vídeos explicando o problema e solicitando a aprovação do novo orçamento.
Fazendo esse tipo de acompanhamento, com certeza sua Oficina terá um diferencial no mercado!
PÓS-VENDA
O pós-venda realizado por sms e por e-mail tem uma taxa de resposta e resultado muito baixa, e como hoje as pessoas estão sempre conectadas no WhatsApp, ele se tornou uma ferramenta excelente para este tipo de ação.
Além dos clientes responderem com avaliações do seu atendimento e serviço, ainda fornecem feedbacks tanto positivos e negativos, o que ajuda e muito a Oficina entender o que está fazendo certo e os pontos de melhoria.
O Rota das Oficinas tem uma plataforma completa de pós-venda, e tudo feito de maneira automática pelo WhatsApp, ajudando a sua Oficina a fidelizar muitos clientes, para saber mais, clique aqui.
PROMOÇÕES
Divulgue promoções e comunicados pelo status do WhatsApp para que seus clientes fiquem por dentro. Isso gera engajamento, além de ser uma ótima forma de atrair os clientes para que voltem à sua Oficina.
Melhor ainda se essa promoção for enviada apenas para os clientes que estão próximos de fazer alguma manutenção preventiva como troca de óleo, ou alinhamento e balanceamento.
Pode parecer difícil ter esse tipo de controle, mas o Rota das Oficinas te ajuda nisso também! 😉
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