Nós já fizemos uma publicação onde falamos um pouco sobre carros elétricos. Esse assunto voltou a ser comentado nesta semana depois de uma notícia dizendo que o “Premiê da Espanha quer proibir venda de carros a gasolina e diesel a partir de 2040“. Diante do retorno deste assunto, resolvamos escrever um pouco mais sobre isso pois, ao que tudo indica, esta será uma das revoluções industriais mais significativas da história. Isso se não for a mais significativa.
O assunto é delicado. Eliminar completamente a venda de veículos movidos a Diesel ou Gasolina é algo que parece impensável nos dias de hoje, mas, em alguns países, isso será realidade em pouco mais de 20 anos, e em alguns, até menos tempo que isso.
Veja a tabela abaixo onde já podemos encontrar alguns dos prazos para proibição das vendas dos veículos a gasolina e diesel.
Como podemos observar, estamos em direção a uma grande transformação. Você agora deve estar se perguntando: e o Brasil, como fica nessa história?
Infelizmente o Brasil ainda está alguns passos atrás neste quesito. O governo brasileiro está trabalhando em uma nova política industrial para o setor automotivo chamada de Rota 2030 (faremos um post com mais detalhes em breve), mas isso não parece garantir grandes benefícios aos carros elétricos e híbridos no país. Estamos em um bom momento de exploração da indústria do petróleo. O pré-sal ao que tudo indica tem reservas por ainda vários anos e isso trará muito dinheiro, o que possivelmente vai atrapalhar um pouco os planos de híbridos e principalmente os elétricos no Brasil.
A grande questão aqui, que intitula esta publicação, é a ação de alguns países em limitar até 2040 a venda de carros movidos a combustíveis fósseis. Podemos e devemos discutir sobre esses assuntos para que o Brasil não continue sempre vários passos atrás no desenvolvimento. Também citamos no primeiro parágrafo a questão de uma nova revolução industrial que está a caminho. Imagine os maiores mercados automotivos do mundo, com vários países da Europa, China, Índia, todos majoritariamente com veículos movidos à eletricidade. Será uma tremenda transformação, que obrigará o desenvolvimento de novas fontes de energia limpa, autonomia, desempenho, e tudo isso acompanha renovações tecnológicas, pois os carros a cada dia que passa tornam-se “artigos tecnológicos que se movem”.
Nessa jogada toda vão entrar carros autônomos, carro 100% sem motorista, carregamento de bateria sem fio, carros 100% conectados à uma rede que ajudará a tomar as melhores direções, e uma dezena de novas tecnologias que vão dar sustentação e com certeza que nos fará presenciar uma nova revolução industrial.
Voltando ao Brasil, ainda temos carros caríssimos, combustível caríssimo e, se não discutirmos e não entendermos sobre esses assuntos, vamos continuar pagando o preço deste atraso. Portanto, vamos discutir. Deixe seus comentários, suas ideias, suas opiniões. Aqui no Rota das Oficinas nós sonhamos grande. Queremos, além de criar conteúdo, aproximar Oficinas e Motoristas, queremos deixar nosso legado, e vamos fazer isso com sua colaboração. Vamos juntos mudar o setor automotivo no Brasil.