A compra de um veículo implica em uma série de fatores que leva o consumidor a fechar ou não o negócio. Várias coisas são levadas em consideração, como marca, cor, conforto, espaço interno, desempenho, motor, valor de revenda, gastos com IPVA e seguro, design e claro, o consumo de combustível. Temos na grande maioria carros rodando a etanol, gasolina e diesel no Brasil. Afinal de contas, qual a diferença entre cada um deles e qual compensa mais? Vamos entender.
Antes de realmente começar, vamos deixar claro que lembramos sim dos carros movidos a GNV (Gás Natural Veicular). Acontece que este combustível não está presente em todas as cidades Brasileiras. Por isso vamos focar no três principais.
Etanol (Comum)
Encontramos nos postos de combustível o álcool hidratado/etanol comum/etanol, portanto três nomenclaturas para o mesmo produto. Feito principalmente através da fermentação da cana-de-açúcar (processo em que as moléculas de açúcar da cana são transformadas, com a ação de fermento de leveduras, em álcool e gás carbônico), mas pode ser obtido também através de outros formas, usando milho e beterraba, por exemplo. No Brasil, carros movidos 100% a Etanol existem desde 1979 mas levar este combustível a outros países é um tanto quanto complicado, principalmente por questões de temperatura. O etanol perde sua capacidade de combustão em temperaturas abaixo de 13ºC. Quem mora no Brasil em cidades em que no inverno faz frio abaixo dessas temperaturas, com certeza já sofreu com o carro sem dar partida. É preciso nestes casos colocar gasolina no tanque de partida.
Etanol Aditivado
Este tipo de combustível desempenha a mesma função do etanol comum, mas com a diferença de contar com substâncias que promovem limpeza no sistema de alimentação do motor, removendo resíduos acumulados no interior do motor que podem comprometer seu bom funcionamento.
Gasolina (Comum)
A gasolina, como muitos sabem, é derivada do petróleo. Após sua combustão, libera enxofre na atmosfera, que torna o ar das cidades bem poluído causando uma série de problemas de saúde pública. Sua composição é bem complexa e no Brasil, soma-se à sua composição a presença de 20% a 25% de etanol, ou seja, você que tem um carro só a gasolina está também utilizando etanol por conta desta mistura. A ANP (Agência Nacional do Petróleo) denomina a gasolina comum como Tipo C.
Gasolina Aditivada
Seguindo a mesma regra do etanol comum/etanol aditivado, na gasolina aditivada são adicionadas substâncias que ajudam na limpeza do motor. Aqui é preciso ficar atento pois se usou gasolina adulterada por muito tempo, o uso da aditivada vai fazer com que grande quantidade de sujeira desprendida do motor cause o entupimento do filtro e bomba de combustível.
Gasolina Premium
Você pode encontrar gasolina premium com diferentes nomes dependendo da bandeira do posto, mas elas tem em comum uma maior octanagem em relação à gasolina do tipo C. Esta maior octanagem é indicada apenas se você possui carro esportivo ou um com motor que tenha alta compressão, pois dessa forma estará fazendo um uso adequado do combustível.
Diesel S-10
O 10 presente em seu nome tem a ver com a quantidade de enxofre, de 10 ppm. Menos poluente, o S-10 é encontrado nos postos de regiões metropolitanas e é obrigatório para ônibus de linhas municipais e intermunicipais. Esse tipo de diesel também recebe 5% de adição de biodiesel, de origem vegetal.
Diesel Aditivado
Você vai encontrar o diesel aditivado com diferentes nomes comerciais, podendo atuar de maneiras diferentes, como limpeza, desaguantes (para eliminar a umidade), antiespumantes (para aumentar o volume de combustível no tanque) ou podem até aumentar o nível de cetano, o que melhora a combustão e reduz as emissões de poluentes. Portanto, antes de pagar a mais no diesel aditivado, pergunte no posto qual é o aditivo naquele estabelecimento e veja se ele será adequado ao motor do seu veículo.
Etanol VS Gasolina no Carro Flex
Ainda encontramos muita dúvida na hora de abastecer um carro flex. A regra geral é se o etanol custar até 70% do valor da gasolina, ele é mais vantajoso. Há mecânicos que falam que após X abastecidas de etanol, é recomendável abastecer uma vez com gasolina, outros falam que não tem nada a ver, que vale mesmo pagar mais barato pelo combustível, seja ele gasolina ou etanol. A recomendação para estes casos é sempre seguir o que está escrito no manual do fabricante. Seguir o manual sempre é o melhor dos caminhos, pois ninguém entende mais do seu veículo do que a própria fabricante. Mas, reforçando, a regra dos 70% sempre vale a pena. Para calcular, é simples. Suponhamos que a gasolina esteja hoje R$ 4,00/litro. A conta que você deve fazer é 4 x 0,7 = 2,8. Neste exemplo, com o preço do etanol abaixo de R$ 2,80 você vai gastar menos por quilômetro rodado.
Picape a Diesel ou Flex?
Essa pergunta tem uma série de respostas e basicamente vai depender de quanto você vai rodar por mês com sua picape. Sabemos que o custo do veículo com motor a diesel é bem superior ao veículo flex, porém, seu valor de revenda também é superior. O veículo a diesel é mais econômico no uso de combustível pois o preço do diesel é bem menor do que a gasolina e o rendimento é superior. Só que a diferença de preço entre uma picape flex e diesel pode chegar a R$ 40.000,00 ou até mais dependendo do modelo e marca. Isso dá uma quantidade considerável de combustível. Por isso que vai depender muito de quanto você anda com o veículo. Também tem a questão do seguro e IPVA, que serão maiores no veículo a diesel por conta do seu maior valor de mercado.
Modo de Dirigir
O jeito que o motorista dirige implica e muito no consumo de combustível. Se você for daqueles que gosta de emoção, vai ter que aceitar seu veículo ser um “gastão”. Esticar uma marcha, arrancadas, altos giros do motor, condicionador de ar sempre ligado, peso da carga, pneus descalibrados… Tudo isso vai implicar no consumo de combustível, e neste caso, independe de ser um veículo a etanol, gasolina ou diesel. Se não dirigir da forma adequada, com os cuidados necessários, seu veículo vai sim gastar acima da média e isso no longo prazo, vai lhe trazer um gasto considerável.
Poluição / Meio Ambiente
Se você quer fazer parte de um mundo mais verde, talvez seja interessante pensar em veículos flex que possam utilizar etanol, pois é uma fonte de energia renovável. Gasolina e Diesel são altamente poluentes, além de não serem renováveis. Alguns países já estabeleceram regras para limitar a fabricação de veículos a combustão, focando somente nos veículos elétricos. No Brasil isso talvez demore um pouco ainda para acontecer, mas você já pode optar pelo etanol, que nas últimas semanas está com um valor bem atrativo e você vai garantir que saia do seu escapamento somente gás carbônico e água. Fizemos uma publicação comparando Carros Elétricos e Carros Híbridos. Veja aqui.
Conclusão
O mercado automotivo brasileiro é bem rico em opções. Se você realmente estiver preocupado com consumo de combustível, desempenho, poluição e tudo que falamos acima, vai ter que fazer uma pesquisa bem detalhada do modelo que deseja comprar para garantir que suas exigências sejam atendidas. Baseado nessas exigências, você será capaz de avaliar se é melhor Etanol, Gasolina ou Diesel.