Uma boa Gestão da sua Oficina reduz custos, ajuda a captar mais clientes e auxilia no aumento do faturamento.
É inegável que uma gestão de qualidade é suficientemente capaz de reduzir custos, ajudar a captar mais clientes e promover um crescimento significativo em todo o faturamento.
O melhor disso tudo é que graças à crescente modernização e aumento do acesso às informações, isso tem se tornado cada vez mais fácil.
Além disso, não evoluir neste aspecto certamente irá prejudicar sua Oficina, já que a Gestão tem se mostrado fundamental, conforme citado anteriormente.
Para que você consiga aprender mais sobre a Gestão de Oficina e passar a aplicá-la no seu negócio, decidimos criar este texto.
Então preste muita atenção em tudo o que será dito aqui e utilize esse conhecimento para alavancar o seu negócio!
O que é a Gestão de Oficina?
É preciso compreender que quando estamos falando de Gestão, nos referimos ao processo de Administrar ou Gerir algo.
Sendo assim, a Gestão de Oficina está diretamente ligada à Administração de uma Oficina.
Para que você possa entender melhor a importância desse aspecto, é interessante fazer uma análise sobre sua própria vida.
Como ela seria caso não houvesse nenhum gerenciamento?
Você continuaria saudável se comesse somente alimentos que não fazem bem?
Estaria financeiramente bem posicionado caso gastasse dinheiro sem planejamento?
As respostas são muito simples, o que torna fácil entender o quanto a Gestão de um negócio é um pilar fundamental para a manutenção de uma estrutura.
Da mesma forma, não há como sua Oficina se manter saudável em todos os aspectos sem uma gestão adequada.
O que deve ser feito em uma Gestão de Oficina?
Uma vez que a necessidade disso esteja clara para você, é necessário começar a compreender o que deve ser feito em uma gestão de oficina.
Afinal de contas, uma boa gestão está intimamente ligada a processos bem definidos.
É preciso não somente seguir uma ordem, mas sim entender quais aspectos devem ser valorizados ao longo desse processo.
Dito isto, veja a seguir o que é importante ser feito para se ter uma Gestão de Oficina eficaz.
Uso da Tecnologia
É preciso pensar (e agir) diferente da cultura de negócios tradicionais, que se apoiam somente em relações do mundo “Offline”, ou seja, fora da internet.
Esse negócio tradicional está com um espaço cada vez mais limitado dentro do mercado, afinal de contas:
- Não está adaptado ao perfil dos clientes de hoje;
- Deixa de aproveitar oportunidades devido à falta de uso da Tecnologia;
- Não consegue otimizar processos por conta da inexistência da tecnologia.
Problemas básicos para os respectivos exemplos são:
- Perda de clientes interessados que preferem usar a internet como canal comunicação;
- Falta de presença dentro da Internet, perdendo espaço para a concorrência;
- Dificuldade para consultar informações específicas de um cliente, como o histórico do veículo e data da última visita.
O ideal é se adaptar o mais rápido possível e começar a usar a Tecnologia a seu favor, para poder assim ter resultados mais expressivos dentro da Gestão.
Manter um bom relacionamento com o cliente
Sem dúvida o relacionamento com o cliente é um dos aspectos mais importantes da gestão. Tanto é que temos alguns artigos abordando este tema. Vale a pena conferir nos links abaixo:
Pós-venda na Oficina: O Guia Completo
NPS – A Chave para a Satisfação dos Clientes da sua Oficina!
Atendimento ao Cliente – Aumente os Lucros da sua Oficina atendendo com excelência!
De qualquer forma, o seu foco deve estar em ter um relacionamento cada vez mais próximo com o seu cliente.
Na verdade, é fundamental que alguém da sua equipe seja responsável por gerenciar esse relacionamento com o cliente.
De fato, quanto melhor for o seu relacionamento com o cliente, mais fácil será fidelizá-lo, além é claro de fazer com que ele se torne um “vendedor” da sua oficina.
Ou seja, o simples investimento no relacionamento com o cliente pode mudar todo o fluxo da sua Oficina.
Organização dos processos internos
Dentro da sua Oficina:
- Quem é responsável por cada função dentro do negócio?
- Como funciona o processo de reparo?
- Quais são os processos que todos os colaboradores devem seguir?
Delimitar os processos internos da sua Oficina é fundamental para se ter uma gestão eficiente.
Com processos bem definidos, sua oficina aumentará de forma significante sua produtividade, ou seja, você conseguirá fazer mais com menos.
Isso porque a sua Oficina não se baseará somente em conhecimentos dos funcionários, mas sim em processos específicos.
Em outras palavras, investir nessa organização e torná-la ainda melhor é um pré-requisito para o crescimento do seu negócio.
Invista no treinamento da sua equipe
Todos possuem a capacidade de evoluir em conhecimento e habilidades, mas isso geralmente só se torna possível graças a treinamentos.
Existem diversas empresas no mercado focadas em treinamento de oficinas, tanto na parte administrativa, quanto na parte técnica.
Invista de tempos em tempos no conhecimento de sua equipe, com um mercado em constante evolução como o automotivo, conhecimento é fundamental!
Lembre-se de que quanto mais eficiente for sua equipe, mais clientes você terá e melhor será o serviço prestado pela sua oficina. Para que sua empresa cresça, é preciso que toda sua equipe cresça.
Essa é a base da gestão de um negócio.
Encontre bons fornecedores
Bons fornecedores são fundamentais para o sucesso da sua Oficina.
Isso porque um bom fornecedor acaba trazendo diversas vantagens:
- Produtos de melhor qualidade (peças, ferramentas, etc);
- Menor tempo de entrega;
- Preços justos e adequados;
- Maior confiabilidade.
Além disso, com estratégia e o discurso certo você pode fazer parcerias com os seus fornecedores, passando a conseguir produtos por um preço mais em conta.
Com um bom preço de compra, você aumenta sua margem na venda, tornando seu negócio mais lucrativo. Além disso, você pode usar essa “gordura” para fazer promoções e atrair novos clientes, ou para oferecer preços diferenciados para clientes fiéis.
Invista na fidelização de seus clientes através do pós-venda
A fidelização dos clientes é fundamental para o crescimento sólido do seu negócio. Para isso, é muito importante ter um processo bem definido de pós-venda.
Sabemos que na correria do dia a dia, gerenciar todo esse processo é desafiador. O pós-venda deve ser realizado com todos os clientes e os contatos precisam ser feitos em momentos estratégicos.
Para ajudar as oficinas nesse processo tão importante, nós desenvolvemos uma plataforma especializada em pós-venda. Confira clicando aqui.
Além disso, estamos disponibilizando o nosso sistema de gestão gratuitamente para apoiar Oficinas de todo o Brasil.
Para saber mais sobre como fazer a gestão da sua Oficina gratuitamente clique aqui e conheça o nosso sistema.
Capriche ainda mais na Gestão da sua Oficina e tenha controle total do seu negócio!