Uma estratégia adequada de Pós-venda pode ser o que falta para sua Oficina aumentar o faturamento de maneira inacreditável!
Embora muitas oficinas trabalhem com Pós-venda, é natural que sempre haja espaço para melhorar.
Afinal, não se pode olhar para uma Oficina como uma simples prestação de serviço, mas sim como um negócio de alto valor e, todo negócio de alto valor precisa investir muito na satisfação e fidelização de seus clientes.
Dessa forma, é possível aproveitar o máximo potencial que sua Oficina pode oferecer, atingindo resultados cada vez mais consistentes e expressivos.
Para te ajudar, decidimos criar este Guia Completo, que vai te mostrar como obter resultados positivos com o Pós-venda. Confira:
O que é o Pós-venda?
Pós-venda é a etapa que se inicia logo após o momento da aquisição de um produto ou serviço de uma empresa.
No contexto de uma Oficina, o processo de pós-venda é iniciado logo após a finalização da Ordem de Serviços e entrega do veículo pronto ao cliente.
É justamente nesse momento que você precisa estabelecer uma comunicação mais próxima com seu cliente, o auxiliando em tudo o que for necessário.
De fato, o grande objetivo dessa fase é garantir o maior grau de satisfação possível do seu cliente com o atendimento e serviços prestados.
Qual é a importância do Pós-venda para a sua Oficina?
Embora seja a venda dos seus produtos e serviços que traz o faturamento para sua oficina, não é ela a única responsável pelos resultados financeiros da sua Oficina.
Sobretudo porque diversos fatores acabam sendo fundamentais para a atração de clientes até sua Oficina, como, por exemplo:
- Marketing digital (Instagram, Facebook, Site, etc)
- Marketing offline (panfletos, rádio, fachada, etc)
- Parcerias estratégicas (frotistas, fornecedores, etc)
- Indicação de clientes (boca a boca)
No Universo das Oficinas, este último aspecto acaba ganhando uma força muito grande. Isso porque, em geral, os consumidores desse segmento são atraídos mais facilmente por boas indicações.
Inclusive, você pode aproveitar e cadastrar sua Oficina em nosso portal para já começar a captar mais clientes, é gratuito e bem rápido, é só clicar aqui.
De qualquer forma, essa estrutura de indicações geralmente é alimentada por uma boa prestação de serviços (o que você certamente já faz) aliado a um Pós-venda eficiente e constante.
Sendo assim, estamos falando de um elemento essencial para o crescimento do seu negócio!
Como melhorar o Pós-venda?
Se você já faz pós-venda na sua Oficina, parabéns! Com certeza a experiência do seu cliente é muito mais completa e transparente por você já realizar esse processo. Mas, como todo processo, sem dúvidas sempre há espaço para melhoria, não é mesmo?
Afinal, a melhoria contínua é um dos pilares de um empreendimento de sucesso e certamente é um objetivo da sua Oficina.
Justamente por isso, iremos te mostrar abaixo algumas ações que podem melhorar o seu Pós-venda e trazer mais clientes para o seu negócio, além de aumentar a fidelização de seus clientes antigos!
Confira:
Colete dados e faça o cadastro dos clientes
Uma das ações primordiais para que um processo de Pós-venda seja efetivo é o cadastro de clientes.
Isso porque somente dessa maneira você vai ser capaz de manter um contato com eles ao longo do tempo, tanto para indicar a necessidade de uma manutenção preventiva, quanto para criar uma relação de proximidade com seus clientes.
Não é preciso coletar dados em excesso, sugerimos fazer a coleta das seguintes informações dos seus clientes:
- Nome completo;
- CPF;
- Placa do veículo;
- Modelo do veículo;
- Km do veículo no momento da venda;
- WhatsApp para contato;
Uma vez que tenha essas informações, realize o cadastro no seu sistema. Caso ainda não utilize um sistema, sugiro que clique aqui e conheça no sistema gratuito de gerenciamento de oficinas.
Lembre-se de que ao ter o contato do seu cliente é possível investir em uma estratégia eficaz de relacionamento que servirá para fidelizá-lo.
Essa fidelização dá uma previsibilidade para o seu negócio. Afinal de contas, você saberá quando este cliente deve retornar para a sua oficina!
Crie e envie pesquisas de satisfação para os seus clientes
Um dos elementos mais importantes em um Pós-venda é avaliar o nível de satisfação dos seus clientes.
Você pode fazer isso com o envio de uma mensagem pelo WhatsApp poucos dias após o serviço ter sido realizado, perguntando se o cliente ficou satisfeito.
O objetivo é compreender como o cliente se sentiu durante a prestação de serviço. Isso fará com que você sempre tenha dados concretos sobre o que já está ótimo e sobre o que pode ser melhorado.
Se você tem alguma dúvida sobre como criar uma pesquisa de satisfação, sugiro que leia o nosso post sobre NPS. Lá você irá aprender tudo sobre como fazer uma pesquisa realmente eficaz.
Fique atento às reclamações
É natural que possa haver reclamações após a prestação de um serviço. Isso não quer dizer que você fez algo errado.
O que acontece é que muitas vezes o cliente possui uma expectativa diferente em relação a algum aspecto do serviço, isso é perfeitamente normal. Afinal, mal entendidos acontecem, não é verdade?
Contudo, deixar essa reclamação de lado e seguir normalmente não é recomendado, pois é nesse momento que você tem a oportunidade de conquistar e mudar a opinião deste cliente.
Um cliente insatisfeito irá demonstrar sua insatisfação para outras pessoas, o que pode gerar uma propaganda negativa para a sua Oficina. E o transtorno pode ser ainda maior, caso o cliente expresse sua insatisfação na internet!
O ideal aqui é conversar com esse cliente, ouvir sua opinião e dar uma boa atenção para ele.
Fazer isso mudará a visão do cliente, já que a opinião dele enquanto consumidor se tornou relevante para o seu negócio.
Se você cuidar desse aspecto rapidamente, não somente irá melhorar o grau de satisfação do seu cliente, como também irá descobrir o que pode ser melhorado na sua Oficina.
Acompanhe as manutenções preventivas
Sempre esteja em contato com seus clientes e contate-os sobre a necessidade de manutenções preventivas.
Nenhum de seus clientes ficará bravo com esse contato, até porque geralmente há um grande esquecimento de fazer essas manutenções e um lembrete é sempre bem-vindo.
Na correria do dia a dia, muitos acabam se esquecendo de trocar o óleo na hora certa, ou até uma correia dentada, o que pode trazer grandes dores de cabeça para seus clientes.
Notificá-los sobre essas manutenções mostra que sua oficina está preocupada com o bem-estar deles e com o bom funcionamento de seus veículos.
Com a nossa ferramenta você pode fazer o disparo desses lembretes de forma automática e inteligente! Confira aqui.
Conclusão
Se você seguir estes “mandamentos” do Pós-venda, tenho certeza de que vai conseguir melhorar muito os resultados financeiros da sua Oficina, atendendo os seus clientes cada vez melhor.
Uma forma simples de realizar todo esse processo de forma rápida, automática e transparente, é utilizando nossa ferramenta especializada em pós-venda para o setor de reparação automotiva.
Além de fazer o contato para conferir a satisfação de cada cliente da sua Oficina, também enviamos lembretes de manutenção preventiva para que eles nunca se esqueçam de voltar à sua Oficina!
Clique aqui para saber mais e surpreenda-se com os resultados que pode alcançar com a sua oficina!
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