Viajar é sem dúvida uma das melhores coisas da vida. Há quem diga que é o melhor investimento que qualquer pessoa pode fazer. Uns preferem avião, outros ônibus, alguns carro e tem até a galera da moto.
Qualquer viagem, mesmo que para uma cidade próxima, exige o mínimo de planejamento e investimento. Ninguém acorda e pensa: vou viajar hoje. Justamente por ser algo planejado é que devemos nos preocupar com possíveis “surpresas” no meio do caminho, principalmente viajando de carro. Diante disso, perguntamos: “o que preciso conferir no meu carro antes de viajar?”
Pneus
Acredite ou não, tem muita gente que não dá a devida atenção aos pneus do carro. Calibra só quando está muito murcho, ou deixa para trocar quando começa a aparecer o talão (ou mais conhecido como fios de aço). Há também quem só lembra do pneu de estepe quando algum dos principais é furado. O coitado ficou lá, sem cuidado, desde que o carro foi comprado. Possivelmente estará descalibrado e sem condições ideais de trafegar.
Diante disso, algumas coisas são óbvias mas muito importantes, como calibrar os pneus de acordo com instruções do fabricante e, principalmente, garantir que estejam em condições de rodagem, ou seja, que não estejam “carecas”. É preciso verificar se os sulcos dos pneus estão com uma profundidade adequada pois, em piso molhado, isso pode fazer a diferença e evitar um acidente. Lembre-se que você pode se envolver em um acidente e, estando errado, poderá prejudicar outras pessoas e terá que arcar com custos que superarão e muito os custos de troca dos pneus.
Óleo, demais fluidos e filtros
Rodar com o carro não está barato, principalmente por conta dos altos preços com combustível e pedágio. Por conta disso, sempre tem aquele ou aquela motorista que “faz de conta” que não chegou a quilometragem da troca de óleo e deixa passar “um pouco”. A troca era para ser feita com 10.000km, mas talvez não dá problema deixar chegar nos 12.000km, né? Bom, se você tem amor no seu carro e no seu bolso, não faria isso.
Se prestes a viajar você estiver próximo da data de troca óleo do seu carro, é bom antecipar a troca, e não deixar para depois. É importante também aproveitar e trocar filtros de óleo, ar e combustível, pois eles garantirão que tudo esteja o mais limpo possível para a saúde do motor do seu carro.
Alguns fluidos importantes como de direção hidráulica e freio nem sempre são lembrados. Vale sim dar uma checada neste itens mas é muito importante deixar algum profissional cuidando disso, afinal de contas, se algo der errado com o fluido de freio por exemplo, seu carro pode ficar sem freio e causar algum acidente.
Alinhamento e Balanceamento
Aqui estão outros dois pontos que muito motorista ignora. É muito importante que seu veículo esteja alinhado e balanceado. Lembre-se de verificar antes de viajar como o carro está se comportando durante movimento. Caso ele esteja “puxando” para a direita ou esquerda, ou se o volante começa a vibrar muito em velocidades superiores a 80 km/hora, são sinais de que seu veículo precisa de atenção. Viajar sem estes serviços poderá fazer com que seu carro fique fora de controle e, novamente, cause algum acidente.
Suspensão
Verifique se a suspensão do seu carro não está fazendo nenhum barulho. Caso esteja, não viaje antes de levar o carro ao seu mecânico de confiança. Problemas na suspensão são muito sérios, principalmente em rodovia, onde a velocidade média é muito superior à velocidade média andando na cidade. Este serviço pode ser simples, como a troca de buchas por exemplo, mas também pode ser complexo, sendo necessário a troca de vários itens. De qualquer forma, não arrisque.
Lâmpadas
Uma lâmpada queimada pode causar muito mais problemas do que se imagina, principalmente rodando em condições de baixa visibilidade, como durante a noite ou durante neblina. As lâmpadas da parte de freio são as principais nesta situação. Elas não acendendo por qualquer motivo, pode acarretar num acidente gravíssimo, até mesmo um engavetamento.
Setas, luz baixa, luz alta… Qualquer uma dessas lâmpadas que não estiverem funcionando adequadamente, podem causar além de acidentes, multas e pontos na sua carteira de habilitação, e você não quer isso, não é mesmo? Uma lâmpada pode ser trocada muitas vezes por valores bem irrisórios, principalmente quando comparados ao custo envolvendo uma multa e/ou acidente de trânsito.
Outros cuidados
Carros são muito complexos, disso não há dúvida. Em todo caso, mesmo durante a rotina ou principalmente quando for viajar, leve-o até seu mecânico de confiança, para fazer uma checagem dos itens acima e qualquer outro eventual problema que possa atrapalhar sua viagem. Lembre-se de que você quer voltar dessa viagem com boas lembranças, e não com dúvidas e pesadelos pois não ter cuidado bem do seu veículo.
Todos esses cuidados são oferecidos pelos parceiros do Rota das Oficinas. Não deixe de conferir acessando nosso site https://www.rotadasoficinas.com.br/