Todos lembram muito bem dos efeitos da greve dos caminhoneiros em maio deste ano, e um dos principais certamente foi o desabastecimento de combustível nos postos. Possivelmente muita gente passou pelo problema de pane seca, tendo que empurrar o veículo até achar um posto com combustível. Mas, você sabe realmente quais os possíveis problemas quando a pane seca acontece? Vamos descobrir.
Além do transtorno de ficar parado em algum lugar no meio do trânsito, o motorista vai poder arcar com alguns prejuízos, com a bomba de combustível e com multa. Sim, isso dá multa.
Infração média
Segundo Art. 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB),
Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível:
Infração – média;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo.
O valor da multa é de R$ 130,16, além de 4 pontos na CNH. Melhor evitar. Durante a já citada greve, em alguns locais deixou-se de aplicar as multas justamente pela grandiosidade do problema. Mas, sempre tem aquele motorista com problemas no marcador ou os esquecidos mesmo. Para estes, a multa será aplicada, podendo ter seu veículo removido, conforme vimos no CTB.
Bomba de combustível
Recomenda-se não deixar o carro ficar com menos que ¼ no tanque de combustível. Com o nível de combustível muito baixo, a lubrificação da bomba é reduzida, o que pode queimar a peça, além de começar a trazer as impurezas que costumam ficar no fundo do tanque. Caso a bomba queime, uma peça de reposição custa em média R$ 350 para um carro popular mais o valor da mão de obra. Só com esse valor da bomba, dá para abastecer o carro várias vezes, então vale mesmo a precaução.
Computador de bordo
Alguns modelos de veículo possuem computador de bordo já de fábrica. Para estes casos, você só vai ficar sem combustível se realmente for muito desatento. Geralmente os veículos mostram quantos quilômetros o veículo ainda consegue andar antes de precisar reabastecer. Isso vai dar ao motorista mais controle sobre quando abastecer.
Seguro
Se você possui seguro, vai poder aciona-lo em situações como esta. São várias ocasiões em que você pode ficar parado, por exemplo problemas na bateria, que impedem o motorista de dar partida, e, no nosso exemplo, a pane seca. Você vai poder acionar a seguradora para que o guincho possa levá-lo até o posto de combustível mais próximo.
Não tem seguro? Você vai precisar torcer para encontrar um posto próximo e também contar com um local adequado para “estacionar” seu veículo. Caso esteja muito longe ou até teve problemas com a bomba de combustível, via precisar pagar por um serviço de guincho e arcar com os custos de deslocamento + conserto da bomba.
Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário.