A crise que tomou conta do Brasil nos últimos anos atrapalhou e muito a vida de quem trabalha no setor automotivo. Felizmente, de um tempo para cá, as coisas começaram a melhorar e as expectativas são muito boas para 2019, ano do novo governo.
Mas antes de falar de 2019, vamos falar um pouco de 2018. De janeiro a novembro, foram comercializados no Brasil cerca de 2,7 milhões de automóveis, incluindo comerciais leves, caminhões e ônibus, 8,8% a mais comparado ao mesmo período de 2017. É um crescimento considerável. Destes, vamos acompanhar no gráfico abaixo quais foram os veículos mais vendidos/emplacados no mês de novembro*:
Como podemos observar, o modelo Onix da Chevrolet está disparado na frente, seguido por Gol e Ka que estão praticamente empatados. Se observarmos, Chevrolet e VW correspondem quase 50% do mercado, o que indica que as outras marcas devem correr e inovar se não quiserem continuar com fatias menores do mercado, como já acontece atualmente.
O que garante ao Onix tamanho sucesso?
O Chevrolet Onix está fechando 2018 pelo quarto ano seguido na liderança das vendas. Para nossa pergunta, não conseguimos uma resposta óbvia e direta. O Onix cumpre o básico que se espera de um veículo.
Possui um design que está dentro dos padrões atuais da indústria, motor bem próximo em desempenho aos seus principais concorrentes, conjunto de câmbio com opções manual e automática, também dentro do “normal”.
Em nossa avaliação, talvez o que o Onix tenha de maior destaque é o sistema multimídia MyLink, que tem integração com Apple Car Play e Android Auto, e principalmente seu valor de revenda, um dos maiores. Isso sim faz diferença pois, em tempos de crise, o que o Brasileiro menos quer é perder dinheiro na hora de vender o carro. Claro, já perde-se muito ao comprar um carro novo e vendê-lo, mas o Onix tem se mostrado um com menos desvalorização, e isso conta muito na hora da escolha.
Vamos ver se o Onix vai conseguir manter seu excelente desempenho no próximo ano. Tudo indica que vamos ter bons lançamentos no mercado, que poderão destroná-lo. Vamos acompanhando.
O que esperar para o mercado de vendas de carro em 2019?
No próximo ano teremos boas notícias para o setor automotivo, pelo menos essa é a expectativa. Novo governo, que se diz focado para a resolução dos principais problemas do Brasil, como desburocratização, combate à corrupção e geração de empregos. Tudo isso, favorece a economia que tem consequência direta no setor automotivo.
Esperamos números ainda melhores e com novos tipos de veículos no mercado, como os já citados aqui no Blog: Carros Elétricos.
Nos resta apenas esperar e acompanhar. É claro que você vai ver tudo aqui no blog Rota das Oficinas. Para não perder nenhuma publicação, lembre-se de nos seguir em nossas Redes Sociais. Visite nosso Instagram, Twitter, Facebook e Linkedin.
Até a próxima.
*Os números de novembro foram extraídos de Fenabrave.