Janeiro chegou e com ele as famosas contas de começo de ano. Não podemos deixar de lembrar do nosso “querido” IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O imposto varia de estado para estado, mas especificamente no Estado de São Paulo, estamos falando de uma taxa de 4% em relação ao valor venal do veículo. A conta a fazer é simples. Fazendo uma simulação, para um veículo de R$ 35.000,00, temos:
35000 x 0,04 = 1400
No nosso exemplo, o IPVA seria de R$ 1.400,00. Existe a opção de pagar em cota única, seguindo as respectivas datas, com desconto de 3%. Lembre-se que 3% pode parecer pouco, mas seu dinheiro precisa ficar quase um ano na poupança para render o equivalente. Então se tiver o dinheiro, é mais vantajoso pagar à vista.
Confira abaixo as datas* de pagamento para cada final de placa e tipo de veículo:
Para consultar os valores do seu veículo, basta visitar o site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, através do endereço https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx
Ao acessar, você vai precisar preencher dois campos, o RENAVAM e a PLACA do veículo, conforme imagem acima.
Lembre-se de não perder nenhuma data. Quem deixar de recolher o imposto estará sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto devido.
Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários ou entre em contato conosco em nossas Redes Sociais. Os links estão no rodapé aqui do blog. Até a próxima.
*Todas as informações desta publicação referem-se ao Estado de São Paulo e foram extraídas diretamente do site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.