A rotina de todos é tão intensa que não é difícil esquecer as datas corretas para licenciar os veículos. Pensando nisso, resolvemos escrever esta publicação para lembrá-los das datas e falar um pouco mais sobre o licenciamento.
O que é licenciamento (CRLV)?
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), ou simplesmente Licenciamento, é obrigatório e precisa ser feito todo ano, sem exceções. Isso significa que pagando este ano (2018), ano que vem (2019), deverá pagar novamente, e assim por diante. O pagamento deverá ser feito em sua data limite, conforme tabelas logo abaixo.
Diferentemente do IPVA, onde podemos encontrar alguns veículos com isenção, o licenciamento deverá ser pago por todos. Não há escapatória. O pagamento é o único caminho para garantir que seu veículo possa circular livremente pelo país.
Em todos os anos, devemos pagar no começo do ano o IPVA e o seguro DPVAT. Caso não pague alguma dessas duas obrigações, você não conseguirá licenciar seu veículo. O mesmo valerá para multas de trânsito. Se ficar alguma coisa pendente, também não conseguirá licenciar até deixar tudo legalizado.
Quando solicitar
Veículo de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque
Final da placa – período de licenciamento
O pagamento para qualquer final de placa pode ser feito a partir de abril. Se não for realizado até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros.
Caminhão
Final da placa – período do licenciamento
O pagamento para qualquer final de placa pode ser feito a partir de setembro. Se não for realizado até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros.
Atrasou ou não pagou?
Segundo inciso V do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, temos:
“Art. 230. Conduzir o veículo:
(…)
V – que não esteja registrado e devidamente licenciado;
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa e apreensão do veículo;
Medida administrativa – remoção do veículo”
Vai sair muito mais caro do que pagar em dia. O valor da multa será de R$ 293,47 mais 7 pontos na sua CNH, além dos gastos com guincho e diárias do pátio onde o veículo vai ficar.
Se o licenciamento for a única coisa em atraso, basta quitar para reaver seu veículo. No caso, se houver mais débitos, como IPVA, DPVAT, você precisará pagar tudo isso, além de multas e juros para reaver seu veículo.
Importante
Você deve ter o novo documento em mãos até o término do período de licenciamento de seu veículo.
A partir do dia 1º do mês seguinte, o veículo só poderá circular se o motorista estiver com o novo licenciamento.
Todas as informações desta publicação referem-se ao Estado de São Paulo. Para pesquisar sobre outros estados, basta visitar a página do Detran de cada estado.
Não deixe para última hora. Evite multas e ande tranquilamente com seu veículo.
Veículo quebrou? Procure uma oficina mais próxima utilizando nosso portal Rota das Oficinas.
Referências: https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/fichaservico/licenciamentoPresencial