“O Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (26) que vai proibir a venda de carros novos movidos a gasolina e a diesel a partir do ano 2040.”
“Mudança na legislação pode banir a venda de automóveis movidos a combustíveis fósseis a partir de 2030.”
“Países como Alemanha, França, Reino Unido e Noruega já estudam parar de produzir e importar veículos convencionais entre 2025 e 2040.”
De agora em diante, muito provavelmente, vamos ver notícias como essas acima com uma frequência muito maior do que as petroleiras gostariam. Os combustíveis fósseis são fundamentais para a vida como a conhecemos hoje mas, também sabemos que são uma fonte de energia esgotável, não renovável e altamente poluidores. Diante disso, é cada vez mais forte um movimento a favor de Carros Híbridos e principalmente os Elétricos.
Falar sobre Carro Elétrico no Brasil soa como algo muito futurista. Infelizmente é uma verdade, afinal, ainda não temos muitas opções sendo vendidas no país, além do preço altíssimo e poucas ou nenhuma opção de recarga dependendo do lugar. Veja abaixo um mapa global sobre onde recarregar carros elétricos da Tesla.
Cada ponto vermelho na imagem indica um local de recarga. Se observar, toda a América do Sul, incluindo obviamente o Brasil, não tem nenhum ponto de recarga. Ou seja, mesmo tendo muito dinheiro para comprar um Tesla importado, o usuário não vai ter muito o que fazer com ele, pois ficará limitado à deslocamentos menores, sem poder viajar, pois terá como ponto de recarga somente sua própria casa. Mas, vamos esquecer o Brasil neste primeiro momento, e pensar no mercado global de Carros Elétricos e Híbridos. Realmente, eles são uma nova forma de revolução do setor automotivo? Vieram para ficar? São apenas uma moda passageira? Os governos querem esse tipo de carro circulando? Vamos procurar responder essas e outras perguntas neste post.
Qual a diferença entre Carro Elétrico e Carro Híbrido?
De forma bem resumida, um Carro Elétrico usa como fonte de energia 100% a eletricidade, ou seja, não há nenhuma outra forma de energia, como combustão, por exemplo. Já o Carro Híbrido, como o próprio nome sugere, utiliza duas fontes de energia, sendo em sua maioria, um motor a combustão (gasolina) e um motor elétrico.
Toyota Prius (Híbrido)
Não tem como falar de Carro Híbrido sem falar do Toyota Prius, carro que está na vanguarda deste segmento já há alguns anos, com mais de 10 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, segundo o próprio site da marca. Ele parte de R$ 126.600,00 (https://www.toyota.com.br/modelos/prius/ consulta feita em 10/06/2018).
É o carro mais econômico do Brasil na cidade. Faz 18,9 KM/L na cidade e 17 KM/L na estrada (fonte Inmetro). Por ser Híbrido, não precisa ser carregado na tomada. Esse trabalho de recarregar a bateria é feito pelo próprio motor a combustão, e também é aproveitada energia das frenagens, o que justifica esse consumo menor na cidade em relação à estrada.
Não faltam informações detalhadas sobre o Prius na internet. Basta dar um Google e encontrar vídeos e fichas técnicas sobre este líder de segmento.
Tesla Model 3 (Elétrico)
Já que citamos um modelo Híbrido, seria injusto não citar um modelo elétrico. Tesla Model 3, é atualmente, o veículo elétrico mais vendido dos Estados Unidos, segundo o site Bloomberg, O modelo parte de US$ 35.000,00 (R$ 129.748,50 na cotação de 10/06/2018, sem impostos) nos Estados Unidos e pode ser reservado com um pré-pagamento de US$ 1.000,00.
O carro faz de 0 a 96KM/H em 5.6 segundos. Tem uma autonomia de até 499 km (superior a muitos veículos movidos a combustão) e tem uma série de recursos, como o enorme display de 15″, além de itens de segurança e conveniência que faz qualquer um se apaixonar pelo carro. Todas essas e outras informações você pode consultar diretamente no site da montadora através do endereço https://www.tesla.com/model3.
A grosso modo, o Carro Elétrico e o Híbrido são bem diferentes. O Híbrido é o carro tradicional que conhecemos, um pouco melhorado, com opção de um motor elétrico, que garante economia de combustível e um valor mais acessível de aquisição. As principais perguntas estão diretamente ligadas aos Carros Elétricos. Sendo assim, vamos então focar nossas atenções a este tipo de carro.
Carro Elétrico – Vantagens
- Silencioso. Sim, um Carro Elétrico não vai produzir nenhum barulho no motor, apenas barulho de atrito dos pneus com o chão.
- Sem fumaça. Por ser Elétrico, não gera os resíduos que conhecemos dos motores a combustão. Vale citar que a energia gerada para alimentar o carro pode sim vir de fontes não renováveis, mas alguns estudos indicam que durante a vida útil do veículo, ele polui menos do que um veículo tradicional, considerando energia gerada de forma poluente e também o custo ambiental da fabricação das baterias.
- Melhor desempenho – Alguns modelos são reconhecidos por sua dirigibilidade esportiva, com um alto torque, que faz o veículo entregar toda sua potência de forma rápida, atingindo portanto altas velocidades em curto espaço de tempo.
- Custo benefício – Em relação ao consumo, há um custo menor por km rodado, visto que em grandes cidades o custo da energia é inferior ao custo dos combustíveis.
- Baterias melhores – Talvez o principal gargalo da indústria de Carros Elétricos seja justamente a bateria. Uma parte cara do veículo e que ainda não garante a mesma praticidade em relação a um carro a combustão. Algumas baterias chegam a levar horas para atingir uma carga completa, mas a boa notícia aqui é que este problema parece estar sendo resolvido, com uma evolução muito rápida das pesquisas e resultados surpreendentes na criação de baterias melhores, menores e mais eficientes.
- Fonte de energia – Imagine um futuro com uma grande parcela dos veículos do mundo sendo elétricos. Possivelmente, em situações de emergência, estes poderão atuar como geradores de energia, ofertando-a quando tivermos algum problema de fornecimento, ajudando casas, iluminação pública e até hospitais.
Carro Elétrico – Desvantagens
- Altos preços – Não tem como falar em Carro Elétrico e esquecer do preço de aquisição. Ainda é um valor muito elevado quando comparamos com veículos tradicionais. Dá para comprar um carro muito melhor com o mesmo valor de um carro elétrico, porém, claro, não terá as vantagens acima citadas.
- Baixa autonomia – Como vimos, as baterias ainda estão numa fase de evolução, e modelos mais baratos oferecem baterias com uma autonomia não muito boa, quando comparado a um carro a gasolina. Mas felizmente as coisas estão evoluindo e logo isso não será mais um problema.
- Lítio – teremos o suficiente? – Bateria lembra lítio, e lítio lembra recurso finito (assim como nosso querido petróleo). Elon Musk (CEO da Tesla), disse em entrevistas: “Para produzir 500.000 veículos por ano, basicamente precisamos absorver toda a produção de lítio no mundo“. Fica então a pergunta: até quando conseguiremos ofertar lítio para a produção dos Carros Elétricos?
- Reciclagem – Em um futuro com uma grande quantidade de Carros Elétricos, fica a questão se seremos capazes de reciclar as baterias, uma vez que já vimos que o lítio é finito, e toda bateria tem uma vida útil, que no caso dos veículos, tem uma média de dez anos.
- Reparos – Toda uma rede de serviços deverá nascer do zero para atender a demanda dos Carros Elétricos. Tirando pneus furados e lâmpadas queimadas, estes veículos não terão conserto fácil, que se resolve em qualquer loja da esquina. Sem uma completa rede de oficinas dedicadas, talvez o mercado não evolua. Afinal de contas, ninguém vai querer comprar um carro sem ter a certeza de que terá um local adequado para manutenção.
- Subsídios – Mesmo com subsídios os veículos ainda são caros. Sem eles, ficaria praticamente inviável a compra destes modelos. Fica portanto a questão: até quando serão ofertados subsídios? Vamos ter preços competitivos no futuro com uma demanda maior? Não sabemos ainda.
Voltemos ao Brasil
Fica complicado falar em Carros Elétricos no Brasil. Os Híbridos até que já estão rodando por aí, ainda com preço bem acima da média, mas rodando. Agora, os Elétricos, com incentivos já será complicado, mas, o governo vem dando sinais de que não vai favorecer muito, uma vez que estes são considerados veículos de “alto padrão”. Provavelmente, vamos ter sim algumas novidades no mercado de Híbridos, e vamos ficar para trás em mais uma indústria em relação aos Elétricos, vendo outros países desenvolvendo a tecnologia e depois vendendo para nós a preços astronômicos.